Hoje, a internet é o principal meio para comunicação e troca de informações. Por isso, você já deve ter ouvido falar o quão importante é sua empresa possuir um site para ajudar em seu crescimento no mercado. Apesar disso, criar um site não garante que seu negócio irá crescer e obter mais clientes ou visitantes.
É preciso investir em estratégias específicas para otimizar seu site. Assim, será possível garantir que ele seja o principal entre as pesquisas do seu setor de vendas. Para isso, é essencial entender o que é SEO. Nesse texto você entenderá melhor sobre essa estratégia e como ela pode ajudar sua empresa a se posicionar no meio digital.
O que é SEO?
É uma sigla que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Mas o que isso quer dizer?
O google, por exemplo, é um mecanismo de busca. Ele possui um algoritmo que rankeia os sites de acordo com o quão otimizado eles são. Ou seja, o quão mais fácil é para o Google entender sobre o que se trata seu site e, ao mesmo tempo, para um usuário ler e entende-lo. Por exemplo, se você procurar pela palavra “tênis”, os primeiros sites que aparecem são os mais relevante que, consequentemente, obtém maior número de cliques.
Sendo assim, existem algumas regras de otimização do seu conteúdo. De modo que quanto mais você utilizá-las em sua página, mais relevante sua página será aos olhos dos motores de busca.
São essas regras de otimização que chamamos de SEO!
Como essa otimização é feita?
Ok. Agora você sabe o que essa sigla significa e como funciona nas buscas na internet. Mas, como isso se aplica em seu site?
Existem várias estratégias de otimização para diversos aspectos do seu site. Isso vai desde a produção de conteúdo até a parte estrutural da página.
Aqui vão alguns exemplos:
- Velocidade do site: Ter um site que abre rápido nos navegadores faz com que mais pessoas acessem sua página e interajam com ela, dessa maneira o Google entende que seu site é relevante. Você pode ver a velocidade do seu site através da ferramenta PageSpeed Insights.É só colocar a URL do seu site e verificar o que deve ser corrigido para obter uma maior velocidade.
- Posts otimizados: Produzir conteúdo de qualidade é essencial para possuir um bom rankeamento. Para isso, deve-se, por exemplo, criar posts com mais de 1000 palavras, usar palavras-chave, criar títulos chamativos, fazer uma boa separação dos textos em títulos e subtítulos, entre outros.
- Layout responsivo: Possuir um site que adapte sua diagramação a diferentes dispositivos é muito importante. Faz com que os usuários tenham a mesma experiência em seu site, seja em um computador, celular ou tablet. Veja um exemplo de um layout responsivo:
- Organizar seu site: Um exemplo de otimização ligada ao código de seu site diz respeito a importância de definir bem as páginas que o layout contém. Para isso, é preciso separar quais são as principais páginas do seu site e organiza-las de forma hierárquica. Assim, a navegação fará mais sentido para o usuário.
Além dessas, existem diversas outras técnicas de otimização das páginas na internet. É preciso estuda-las e aplica-las de acordo com seu negócio e a estrutura de seu site.
Como o SEO faz sua empresa crescer?
A principal razão de aplicar as técnicas de SEO em seu site é aumentar o volume do tráfego orgânico (usuários que visitam seu site de maneira espontânea, sem precisar chegar através de anúncios) e garantir maior visibilidade para suas páginas na internet.
Portanto, depois de otimizar seu site você terá um melhor posicionamento, isso irá aumentar (e muito!) as oportunidades de crescimento do seu negócio. Isso porque, de acordo com pesquisas, cerca de 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página de busca.
Dessa maneira, obter um site posicionado na primeira página faz com que os usuários que irão clicar em seu site estejam, de fato, interessados em seu conteúdo, pois pesquisaram sobre o assunto. Sendo assim, será possível conquistar seu público-alvo. Isto é, visitantes qualificados e não apenas qualquer usuário que entrará em seu site sem nenhum interesse no que seu negócio pode proporciona-lo.
Portanto, agora você entende que apenas desenvolver um site para sua empresa não garante seu crescimento no meio digital. É preciso aplicar essas importantes estratégias que irão fazer você alcançar melhores resultados para seu negócio.
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