Ayra Consultoria

home office

Sua empresa deve adotar o Home Office? Os desafios da Ayra durante a crise do COVID-19

Hoje em dia, com a Computação em Nuvem é possível armazenar e compartilhar informações via internet. Além disso, aplicativos de comunicação online permitem contatar-se em vídeo ao vivo a qualquer momento. Assim, o home office se torna viável e para muitas empresas, um facilitador da gestão.

Vantagens 

Com ele, se economiza com transporte e alimentação de todos colaboradores, não só financeiramente, mas também em termos de tempo. No espaço físico empresarial, a agilidade no serviço é muito menor, por haver deslocamentos internos, atrasos, momentos ociosos, etc. Em home office geralmente as interações são mais objetivas e pontuais.

Nesse regime de trabalho, há maior autonomia e liberdade, contanto que entregue resultados. A gestão do tempo fica à mercê do indivíduo, a quem cabe a responsabilidade de definir seus horários e segui-los, sem dispersar-se. Ademais, o funcionário tem o conforto caseiro, o que para muitos atrela-se a um aumento de satisfação.

Desvantagens 

No entanto, em sua residência é mais fácil de perder o foco, pois há inúmeras distrações no ambiente e nenhuma supervisão externa e constante. Com horário de trabalho mais flexível e sem as pequenas perdas de tempo cotidianas, o colaborador trabalha durante o mesmo período, porém executa e se cansa muito mais. Além de que não são todos em uma empresa que possuem computador e internet com bom funcionamento em casa; são mais custos para arcar na implementação do modelo.

Home Office para momentos de crise

A crise do COVID-19 nos obriga a repensar nossa modalidade de trabalho. Desse modo, o home office. O contato e proximidade física dão margem para a transmissão da doença, que tem potencial letal a quem pertence a um grupo de risco. Logo, recomenda-se a adoção ao menos temporária dessa modalidade.

Na Ayra Consultoria, os projetos são realizados em casa, com a maior parte das reuniões presenciais. Sendo assim, é considerado um home office híbrido. Entretanto, o distanciamento físico atual é completo e alguns desafios preocupantes surgem:

  1. O acompanhamento do andamento de tarefas, sendo feito remotamente, acaba perdendo eficiência. Por às vezes haver um grande volume de projetos, exige-se uma organização complexa para que nenhuma informação se perca no meio do caminho. Para isso, sugiro a adoção do Trello, um aplicativo de gerenciamento de projetos na web para sanar essa dor.
  2. A distância física alimenta a impessoalidade com o tempo. As relações tendem a se tornar mais frias e menos empáticas, ao passo que encontros presenciais se esvaem e a convivência no trabalho é excluída do cotidiano. Reuniões de vídeo online são um dos meios de manter memórias recentes dos outros e se recordar frequentemente de estar trabalhando com pessoas.

Essas foram algumas dicas para que sua empresa consiga passar por esse momento de crise de forma organizada. Mais dicas como essa podem ser encontradas também no Instagram da Ayra Consultoria! Caso ainda precise de ajuda para restabelecer seu negócio durante a crise e evitar danos irreversíveis, entre em contato com a gente e faça um diagnóstico gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *