Ayra Consultoria

Porque você deve saber como montar uma reserva de emergência?

A reserva de emergência é algo extremamente falado e ensinado na área de finanças no geral. Entretanto, normalmente esse assunto possui pouca relevância, as pessoas tendem a ignorar a reserva de emergência no geral, não vendo necessidade da mesma. Ademais, em tempos de coronavírus, finalmente veio à tona a real importância deste artificio financeiro, a reserva de emergência.

Importância

Então vamos ao núcleo de nosso texto, porque esta ferramenta é tão importante?
A reserva de emergência pode ser calculada como basicamente as despesas que você possui comumente e um extra, uma gordurinha. Assim, esse valor deve ser os seus gastos mensais multiplicados por alguns meses e um adendo que você define um valor. É válido salientar que essa reserva tem como objetivo manter o seu nível de vida perante as mais diversas questões, seja desemprego, doença, coronavírus ou qualquer coisa do tipo.

Dentre os principais motivos podemos destacar a segurança e estratégia ao fazer a reserva.
Caso alguém de sua família ou até mesmo você perca seu emprego, as contas infelizmente continuam vindo. Óbvio que é possível diminuir os gastos, reduzir o nível de consumo no geral, tirar o que é supérfluo etc, etc… Porém sempre haverá um custo mínimo para sua sobrevivência.
Mas como proceder para realizar esta reserva de emergência?

Como realizar uma reserva de emergência?

Vamos ao seguinte exemplo: Você ganha 1000 reais por mês e gasta cerca de 800 com suas despesas de sobrevivência, as essenciais (Água, Luz, Internet, Comida, Gás…).
Como não se sobrevive sem alguma dessas coisas ou algumas são fundamentais hoje em dia, é provável que você não possa cortar algumas delas. Neste cálculo que realizamos sobrou 200 reais. Estes 200 reais normalmente são utilizados para despesas supérfluas, entretenimento, mais conforto e outras questões.

Poupar nunca é algo divertido, você pode até tentar fazer parecer divertido, mas não é. Isso se dá uma vez que, seres humanos tendem a preferir prazer e conforto a curto prazo do que realizar um planejamento de longo prazo, abdicando de coisas para conquistar esse futuro. Fazer uma reserva de emergência é a mesma coisa. Desses 200 reais que poderiam ser utilizados para lazer, pelo menos metade poderia ser destinado para uma reserva de emergência. Ao longo de 8 meses você reuniria o suficiente para 1 mês inteiro com o mesmo nível de consumo, ou muito mais tempo com o consumo sendo reduzido. O ideal é que você tenha pelo menos o suficiente para sobreviver 3 – 4 meses sem trabalhar.

Em tempos incertos de crise financeira, epidemias e outras coisas mais, a insegurança e ansiedade são constantes. Neste momento é importante começar sua reserva, embora pareça um pouco tarde diante das variáveis globais como o coronavírus e as crises econômicas, nunca é tarde demais para começar. A reserva de emergência pode trazer muita tranquilidade e no mínimo certeza do pão de amanhã, ela é crucial para aqueles que possuem dependentes.
Tendo a reserva de emergência pronta, o que devo fazer? Como faço para ela durar mais?

O que fazer para preservar a reserva de emergência?

É ideal que ao necessitar de sua reserva para cobrir gastos mensais, você reduza seu nível de consumo. O nível de consumo pode ser reduzido através da diminuição e policiamento sobre alguns gastos. Apagar luzes, levar menos tempo no banho, optar por produtos mais baratos, diminuir planos de assinatura, tudo isso pode ajudar a fazer sua reserva de emergência durar mais tempo. Óbvio que ela é projetada para no mínimo 3 – 4 meses, porém isso é levando em conta o seu gasto comum. Ao reduzir seus gastos no geral, você pode fazer com que sua reserva de emergência dure até o dobro de tempo.

Outra dica interessante é colocar o valor de sua reserva em investimentos de baixíssimo risco. Alguns investimentos de renda fixa, títulos do governo e similares podem auxiliar na preservação de valor da sua reserva emergencial. Lembrando que não vale a pena deixar sua reserva em locais que variem muito ou tenham pouca liquidez, lugares onde você não pode retirar a qualquer momento. A reserva de emergência como o próprio nome já diz, é emergencial.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre como fazer uma reserva de emergência? Entre em contato com a gente e agende uma reunião gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *