Marketing Digital: Para que serve?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de Marketing Digital. Se ainda não ouviu, já deve ter notado alguma diferença na forma como os conteúdos têm sido veiculados na internet. Afinal, estamos na era dos influenciadores digitais e lojas virtuais dos mais variados produtos, que chegam até nós por meio de ações de divulgação e engajamento.

Contextualizando

A internet teve início na década de 90, mas os assuntos eram transmitidos de forma unilateral. Apenas propagados pelas grandes empresas que já se arriscavam neste novo meio de comunicação na produção de conteúdo. No entanto, com a chegada dos anos 2000, a web cresceu não somente com o número de usuários, mas com a possibilidade de interação entre uns e outros. Assim viabilizou a criação multilateral de conteúdo, aumentando desde já o engajamento e o alcance através das redes.

Pra que serve?

Agora que você já sabe como esta importante ferramenta de comunicação foi criada, é necessário destrinchar a sua utilidade. Ela é composta por um conjunto de atividades online que visa potencializar o negócio, pois é capaz de atrair usuários das mídias sociais a fim de torná-los clientes das marcas. Isso acontece quando a marca cria um relacionamento com os seus seguidores virtuais, já que esta é a forma mais rápida de aproximação entre o potencial consumidor e o fabricante.

Ao buscar entender e atender às necessidades do comprador por meio das mídias sociais, o negócio produz o que chamamos de Identidade Digital. Esse conceito nada mais é do que se tornar mais presente na vida das pessoas de forma prática, personalizada e no momento oportuno. E como estamos presenciando uma importante mudança na forma como mercadorias são comercializadas, é fundamental ter canais digitais ativos. Essa meta deve ser aplicada independente do empreendimento ser de pequeno ou grande porte.

Onde se encontra?

Além de mídias como website e blog, o Marketing Digital também pode ser executado nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Logo, isto é o que o diferencia do Marketing tradicional, que se utiliza de TV, rádio, outdoor etc para promover determinada marca. Outra diferença impressionante é o orçamento para que as campanhas sejam realizadas virtualmente. Isso se dá uma vez que ações digitais têm preços muito inferiores quando comparados aos das campanhas tradicionais, como comerciais televisionados, por exemplo. A propósito, existem ferramentas gratuitas disponíveis na internet para a elaboração de artes dessas campanhas virtuais.

Como medir meu desempenho?

Outro benefício deste conjunto de atividades é a metrificação. Sim, é exatamente isso: ao publicar algo, as mídias te informam o engajamento e o alcance conquistados pelo seu desempenho digital com periodicidade, transformando-os em números. Veja bem, além dos resultados a respeito da sua performance, os canais te apresentam dados de quem, como, quando, onde e o porquê aquele usuário te encontrou. Ou seja, você pode analisá-los e construir a sua buyer persona (público-alvo) com base nas preferências da própria. É possível identificar, portanto, o horário de pico das suas postagens e com quais conteúdos os seus usuários mais interagem. E o melhor: neste caso, tempo e dinheiro são economizados, uma vez que os canais serão acessados pelo público, já que as mensagens estarão alinhadas com os gostos do mesmo. Genial, não?

Impulsionamento

Em meio ao mar de vantagens oferecido pelo Marketing Digital, ainda existe a possibilidade de atingir o maior número possível de pessoas, popularmente chamado de impulsionamento, em que cada mídia recebe um nome apropriado pela sua respectiva ferramenta de expansão de conteúdo, como Facebook Ads e Instagram Ads. Por
exemplo: ao impulsionar uma publicação, o administrador da página do negócio paga um valor mínimo diário ao Facebook e tem o seu post no feed de notícias até de quem não o segue, aumentando exponencialmente a visibilidade do negócio no meio virtual – o mesmo pode ocorrer no Instagram. Vale ressaltar que o Brasil tem mais de 90 milhões de contas ativas no Facebook, além da 2ª maior quantidade de usuários de Instagram no mundo, sendo mais da metade seguidora de marcas.

Benefícios

Pois bem, agora que você já sabe tamanha importância do Marketing Digital, que tal exemplificarmos inúmeros benefícios? Imagine que o seu sonho é abrir um negócio e divulgá-lo antes mesmo dele se tornar físico. Para tanto, você cria uma página no Facebook e um perfil comercial no Instagram, faz uma arte em algum site gratuito e publica sobre a inauguração do seu empreendimento. Visando atingir um número relevante de pessoas, decide pagar um impulsionamento em ambas as mídias e, com o resultado instantâneo da sua performance fornecido pelas próprias redes sociais, traça perfis ideais de potenciais clientes para o seu estabelecimento. Com isso, há fortalecimento da Identidade Digital da sua marca de forma simples, objetiva e assertiva ao atrair usuários para a sua empresa.

 

Ficou nítido o porquê as pessoas cada vez mais abrem mão de seus cargos formais e decidem ser protagonistas de suas próprias vidas? Quanto a você, já decidiu o quão protagonista quer ser daqui a um tempo?

 

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