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OKR: O que é e como funciona essa metodologia?

O OKR é uma metodologia de gestão de metas que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como finalidade simplificar a forma de definir e acompanhar os resultados principais de uma empresa. Sendo assim, a definição dos OKR’s pode ser resumida na seguinte frase: Eu vou [Objetivo] medido por [esse conjunto de Resultados-Chave]. Objetivos são descrições qualitativas memoráveis do que deseja alcançar. Assim sendo, os objetivos devem ser poucos (preferivelmente até cinco), curtos, inspiradores e envolventes. Além disso, devem motivar e desafiar a equipe. Além disso, os Key Results ou Resultados-Chave são um conjunto de métricas quantitativas que medem o seu progresso em direção ao objetivo. Para cada um você deve ter um conjunto de 2 a 5 indicadores principais de resultado; mais do que isso e ninguém se lembrará deles.

A metodologia de OKR funciona em três passos:

1. Definição de OKR

Deve-se decidir, no início de cada ciclo (curto) de metas quais serão elas, mantendo como norte os objetivos e especificando como serão medidos seus progressos. Assim, para elevar a cooperação e produtividade entre times, OKR’s compartilhados são uma excelente opção, uma vez que – dependendo das diretrizes estratégicas da corporação – haverá uma vasta gama de objetivos em comum a serem atingidos, porém com diferentes iniciativas.

2. Alinhamento

Em segundo lugar, há de se alinhar entre as equipes os OKR’s estabelecidos, para que as que tenham metas em comum se auxiliem e atinjam seus objetivos com maior eficácia. Para isso, recomenda-se o alinhamento 360°, eliminando a burocrática verticalidade da elaboração de metas para exterminar silos e abordar interdependências.

3. Execução do OKR

Por último, colocar em prática a gestão de metas, buscando conquistá-las e acompanhando seus resultados por meio dos indicadores selecionados ao passo que se aproximam de seus objetivos.

Assim sendo, os resultados-chave devem ser estabelecidos com um alto padrão ao corresponderem aos critérios do método Metas SMART. Estes são:

– S (Específico): Para que se consiga alcançar os objetivos traçados em uma meta, é necessário que todos os envolvidos tenham claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica.

– M (Mensurável): As metas precisam ser medidas para acompanhamento e evolução.

– A (Atingível): Metas que nunca são atingidas desmotivam a equipe e geram frustração.

– R (Relevante): Quanto mais relevantes forem as metas, mais motivados estarão os envolvidos.

– T (Temporal): Qualquer meta traçada deve ter prazo. Se você cria um objetivo e não estabelece um tempo, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano.

Além disso, é importante acentuar a preferência por ciclos curtos e metas ágeis, para garantir maior adaptabilidade em caso de pivotagens (mudanças de rumo) no planejamento estratégico.

Exemplo prático do uso de OKR

A fim de ilustrar o uso de OKR’s, imagine o determinado cenário: A Arca é uma loja online de lojas de alimentos veganos congelados. Está tendo retornos satisfatórios, entretanto a base de clientes não cresce há um ano inteiro. Ademais, algumas das reclamações recebidas foram referentes a falta de produtos disponíveis à entrega e demora no tempo de resposta.  Isto posto, a empresa então elaborou uma estratégia, em conjunto com a Ayra Consultoria, para prospectar mais clientes. Sendo assim, resolveram optar pela implementação da gestão de metas OKR’s para atingir sua nova visão “Em até dois anos, dobrar o número de clientes, mantendo o elevado índice de satisfação”. Para isso, elaborou objetivos e resultados-chave para a empresa como um todo, com um ciclo de três meses, na intenção de integrar as ações de todas as áreas em rumo à visão:

Objetivo 1: Crescer a base de clientes em 15%

Resultados-Chave:

  • 1: Alcançar mais que 10 novos cadastros no site semanalmente
  • 2: Superar o recorde de 150 entregas em uma semana e sustenta-lo

Objetivo 2: Aumentar a taxa de retenção de clientes

Resultados-Chave:

  • 1: Atingir um NPS de 90%
  • 2: Manter uma média de ao menos 3 visitas por semana por usuário

Objetivo 3: Melhorar a gestão do estoque

Resultados-Chave:

  • 1: Otimizar a logística de estoque e entrega para suportar 150% da quantidade de entregas atual
  • 2: Dobrar o tamanho dos lotes de insumos comprados de fornecedores
  • 3: Contratar 2 novos funcionários para atendimento aos clientes

Ainda está tendo dificuldades em traçar objetivos assertivos pra sua empresa?

A Ayra Consultoria oferece projetos de Planejamento Estratégico, pautados em análises e diagnósticos, definição de Diretrizes Estratégicas, elaboração de planos de ação e implementação de metodologias de gestão de metas (tais como Balanced Scorecard e OKR’s).  Entre já em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito para empenhar um rápido crescimento e expansão, dominando o topo de seu setor!

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