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KPI: o que é e como usá-lo para medir o sucesso das suas campanhas

O que é KPI?

KPI é a sigla derivada do inglês para Key Performance Indicator, que pode ser traduzida como Indicadores-Chave de Desempenho. Trata-se de uma importante ferramenta de monitoramento de processos e ações a fim de identificar possíveis falhas. Para isso, cabe ao gestor selecionar as métricas mais relevantes para acompanhar o andamento das operações.

É preciso ressaltar que esses resultados, que podem se apresentar em forma de números ou por meio de porcentagens, devem ser vistos pela gestão da empresa como um notável direcionamento no que tange as melhores tomadas de decisões. Além disso, os KPI’s utilizados para monitoramento de desempenho fornecem base para o estabelecimento de um padrão mínimo a ser alcançado em determinado aspecto.

Outro ponto relevante em relação a implementação desse recurso é a questão da transparência frente aos colaboradores que não se apresentam em cargos elevados. Através dos KPI’s é possível transmitir de forma mais simples os resultados que realmente importam, além de repassar a missão e a visão da empresa.

Uma pesquisa denominada Content Trends, da Rock Content, realizada em 2018 mostrou que 53% das empresas consideradas bem-sucedidas utilizam KPI’s para medir os resultados de suas ações e descobrir, assim, o que é ou não efetivo, facilitando o alcance dos objetivos traçados.

Nesse sentido, destacam-se três conceitos gerais necessários para a compreensão dos Indicadores de Desempenho. São eles:

Índices: número referente ao desempenho em um processo auferido pelos KPI’s. A grosso modo, eles exprimem o quanto compensaram os investimentos realizados comparado aos resultados obtidos;

Metas: valor expresso por um KPI após a implementação por um determinado período de tempo previamente estabelecido;

Tolerância: valor que determina um limite de tolerância para situações em que a meta não foi alcançada. Resultados fora dessa faixa indicam alto grau de gravidade e demandam de um acompanhamento mais específico.

Quais são os principais tipos de KPI’s?

Indicador de capacidade:
Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo que isso demanda.

Indicador de valor:
Relação entre o valor percebido de algo e o valor efetivamente investido para a obtenção daquilo.

Indicador de qualidade:
Relação entre tudo que foi produzido e tudo que é adequado ao uso, ou seja, sem defeitos.

Indicador de lucratividade:
Relação entre todas as vendas e o lucro obtido a partir delas.

Indicadores de competitividade:
Relação do seu negócio com seus concorrentes, revela seu posicionamento em relação ao mercado.

Indicadores de rentabilidade:
Relação percentual entre o valor investido e o lucro resultante.

O que faz um KPI ser efetivo?

Diversos aspectos podem influenciar na efetividade de um Indicador-Chave de Desempenho. Os principais estão listados abaixo:

  • Objetividade, para que possam ser interpretados com precisão;
  • Precisam ser mensuráveis, ou seja, expressos em números e relacionados a uma unidade;
  • Necessitam ser verificáveis, baseados em algum tipo de evidência documental;
  • Comunicação, ou seja, os resultados obtidos precisam ser compartilhados com as partes interessadas da empresa;
  • Comprometimento dos colaboradores para gerar mudanças a partir dos dados.

Como selecionar os KPI’s adequados para o seu negócio?

É crucial que o Indicador-chave que será escolhido seja importante para as futuras conquistas dos objetivos. Por isso, de nada adianta copiar as métricas utilizadas por outras empresas que visam caminhos diferentes dos seus. Além disso, é importante se atentar na medida de dados que realmente importam, já que existem diversos aspectos que podem ser mensurados mas que são irrelevantes.

Algumas questões como qual a área de atuação do seu negócio, quem são os seus clientes e o que eles buscam são primordiais para a interpretação do que precisa ser acompanhado. Somente a partir dessas e de outras informações estratégicas será possível definir os KPI’s ideais para atender as suas demandas e atingir o sucesso.

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