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Funil de vendas: o que é e porque entendê-lo pode diferenciar seu negócio

O que é funil de vendas?

Antes de discutirmos como o funil de vendas pode diferenciar o seu negócio, é importante compreendermos, de fato, o que significa esse termo. O funil de vendas é um modelo estratégico que monitora o caminho percorrido pelo cliente até o fechamento da compra. Ou seja, ele é uma representação visual das etapas que o cliente passa desde o primeiro contato até a realização da venda. O nome funil foi dado para ilustrar a grande quantidade de possíveis clientes que chegam, e que vai diminuindo com o decorrer das etapas comerciais. A ideia é que, no fundo do funil, restem apenas aqueles que de fato se tornam consumidores. 

Como o funil de vendas funciona?

Topo do funil

Para realizar um funil de vendas dentro da sua organização, é necessário destacar as etapas existentes dentro desse processo. A primeira é referente ao topo do funil, que engloba os visitantes. Para uma maior conversão nessa etapa, é necessário traçar estratégias de marketing forte. Isso porque é nessa etapa que deve se atrair o interesse dos visitantes, fazendo com que o usuário consiga enxergar o seu problema. Assim, ele cria um sentido de urgência, que faz com que busque soluções mais rápido. É interessante, então, investir nas principais plataformas de contato com clientes, como Facebook, Instagram, site, entre outros. Neles, devem ser expostos posts de blog e  e-books com breves informações sobre a empresa, por exemplo. Nessa primeira etapa, portanto, deve-se oferecer um conteúdo útil, interessante e chamativo para o público. 

Meio do funil

Após o reconhecimento do problema, geram-se os leads. Isto é, os visitantes passam a ter interesse em um determinado serviço ou produto que resolva o seu problema. Assim, passam a compor o meio do funil. Nessa etapa é necessária uma extrema organização, pois se trata da transição da equipe de marketing para o departamento comercial. Ao se relacionar com os leads, é importante manter uma relação de confiança e de autoridade sobre o assunto em questão.

Fundo do funil

Por fim, no fundo do funil possuímos os leads qualificados. Em outras palavras, são os indivíduos que já tem certeza que necessitam de soluções para o problema e passam pelo processo de avaliação das opções. Nesse momento é que você deve apresentar os motivos que façam ele comprar da sua empresa. Assim, é essencial mostrar os diferenciais, se aproximar do cliente e demostrar a vontade de ajudá-lo. Essa etapa é crucial para o bom andamento do funil. É preciso criar métodos de abordagem e ter um bom engajamento da equipe para que seja possível aumentar as conversões da organização. 

Qual a importância do funil de vendas para a sua empresa?

Visto isso, o funil de vendas serve como base para que a empresa trace estratégias de abordagem ao seu público-alvo. Sua importância está na facilidade de identificar os pontos que necessitam de melhora na estratégia de prospecção de clientes da empresa. Além disso, como cada etapa é dependente da outra, é possível prever resultados e criar projeções. Outro ponto que vale ressaltar é que o funil ajuda a mensurar o retorno em termos financeiros dos departamentos envolvidos. 

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