Ayra Consultoria

Como adaptar sua empresa a transformação digital

Você sabe o que é a transformação digital e os benefícios que ela pode gerar para o seu negócio?

Na pandemia do COVID-19, o Brasil bateu recorde de novos empreendedores e trouxe novos desafios. Mas a grande dúvida é: como se manter? Esse é o momento exato de avaliar de novo as iniciativas digitais.

Então, nesse texto, explicaremos quais são as informações que você deve saber antes de começar essa transformação.

O que é a transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas é o processo de incluir novas tecnologias de maneira estratégica para aumentar os resultados.

Assim, ela permite que os negócios sejam mais ágeis com o uso de ferramentas modernas, o que é crucial para a sobrevivência das empresas no mercado competitivo atual.

Nesse sentido, algumas são grandes o suficiente para mudar hábitos antigos; outros são menos claros, mas todas trazem aumento da rapidez nas rotinas de trabalho e maior competição no mercado.

Principais desafios da transformação digital

No entanto, iniciar a transformação digital da sua empresa não é um processo simples, já que precisa de uma mudança de cultura da empresa.

Dessa forma, os principais desafios de um empreendedor são os seguintes:

  • Limite de orçamento.
  • Falta de conhecimento técnico da equipe.
  • Cultura da empresa.
  • Tecnologia atrasada.

Infelizmente, a digitalização da empresa ainda é vista como um gasto. Mas, na verdade, é uma
necessidade para as empresas. Assim sendo, essa mudança deve ser vista como um investimento.

Além disso, também são necessários treinamentos para que a equipe saiba como utilizar as novas tecnologias, colocando-as, de fato, em uma posição estratégica na empresa. Entretanto, apesar dos desafios, é preciso começar pelo básico.

Como se adaptar à transformação digital?

Assim sendo, agora que já entendemos o que é e quais são seus desafios, vamos descobrir como colocar em prática.

1. Planejamento

O primeiro passo é se planejar. Analise as necessidades da sua empresam e, assim, defina seus objetivos — ganho de produtividade, integração de processos de decisão, melhoria da satisfação dos clientes — e pense nos passos para alcançá-los. É importante ter um orçamento em mente e levantar os aspectos técnicos.

2. Envolva os colaboradores

Toda organização é formada por e para pessoas. Sendo assim, nada mais justo do que colocá-las no centro das mudanças. Nesse sentido, toda a transformação digital deve ser pensada de modo que melhore a vida e o trabalho dos funcionários, nunca o oposto.

3. Preparação da infraestrutura

É preciso mudar a estrutura de tecnologia da informação, como contratar softwares, escolher sistemas e fazer a transições.

Nessa fase, é fundamental preparar a equipe. Garantindo, assim, que os processos sejam feitos com mais eficiência a partir do uso de novas ferramentas.

Dicas importantes:
  • Aposte em softwares em nuvem

O primeiro passo é deixar de fazer tarefas em planilhas offline ou cadernos de anotações.

Use softwares com armazenamento em nuvem, como o Google Docs, aumentando a produtividade e o trabalho em equipe.

  • Automatize atividades

Algumas das tarefas que podem ser automatizadas incluem o envio de e-mails, a atualização de cadastros, a conferência de dados, os cálculos de valores e o atendimento ao cliente.

  • Treine os colaboradores.

É fundamental para que seja feito o uso adequado das tecnologias.

Além disso, é preciso comunicar o processo e os impactos que ele terá na cultura da empresa, de maneira que a transição seja bem encarada pelos colaboradores.

  •  Reduzir custos e eliminar desperdícios  

É a meta de todas as organizações. Com a tecnologia, é possível diminuir erros manuais e investimentos errados enquanto a capacidade produtiva aumenta.

Um chatbot para atendimento ao cliente, por exemplo, aberto 24 horas por dia e todos os dias da semana.

4. Lidere o processo
Ademais, a iniciativa da transformação digital deve partir da liderança da empresa. Então, você deve conduzir
os colaboradores a uma mudança no fluxo de trabalho e também em seus modos de pensar. Até porque quem cria o plano de ação, conhece o orçamento da empresa e pode tomar decisões é o gestor.

Conclusão

Assim, como você pode perceber, o conceito de transformação digital é simples e até mesmo sugestivo. Portanto, deixar de adotar essa prática pode gerar sérios impactos ao seu negócio, como a redução da competitividade e a perda de margem de lucro.

Por outro lado, empresas que se modernizam contam com mais chances de atingir o sucesso, pois conquistam vantagens como melhoria nos processos, aumento da produtividade, melhora no desempenho e redução de custos. Também é possível observar um ganho de vantagem em relação a competição e a satisfação do consumidor.

Por fim, acompanhe as nossas redes sociais para ler materiais como esse! Entre em contato com a gente e tenha a melhor solução para o seu negócio!

1 comentário em “Como adaptar sua empresa a transformação digital”

  1. Anabela Flamino Brás Garcia

    Parabéns pela matéria, cujas informações nos fazem compreender e aderir às modernizações e aplicações das novas sistemáticas para que as empresas e nós clientes possamos estar sempre à frente e em sintonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *