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Estratégias Para um Bom Email Marketing

Nos dias de hoje, o email marketing é uma peça fundamental para estratégias em praticamente todos os tipos de negócio. Segundo uma pesquisa da HubSpot State of Marketing, ele é o terceiro canal de marketing mais utilizado pelas empresas. 

Por isso, reunimos aqui as principais estratégias para você se comunicar com o seu público-alvo, e aprender como fazer um bom email marketing.

 

Segmentação

 

A segmentação é um aspecto muito importante no email marketing. Segmentar é uma estratégia de extrema importância, definindo para quem serão enviados os e-mails, afinal, não faz sentido mandar todos os e-mails do seu negócio para todas as pessoas do seus contatos, certo? Cada pessoa vai se interessar por um produto, curso, infoproduto ou mercadoria que você ensina/comercializa. Um exemplo de segmentação específica, caso você queira implementar uma promoção local, enviar um brinde ou um material didático com frete grátis, será muito útil segmentar as pessoas por cidades ou estados, e assim enviar a oferta somente para quem for mais viável. Por isso, saber definir para quem serão enviados os e-mails é fundamental para otimizar esses envios e conseguir cada vez mais conversões.

Além disso, é muito importante também coletar o máximo de dados de cada pessoa para quem serão enviados os emails. Dessa forma, é possível analisar os resultados e conseguir segmentar melhor a partir deles.

 

Headline (título)

 

Pode-se dizer que a headline é uma das estratégias mais importantes em todo email marketing, pois é a partir de um título atrativo que os leitores vão ou não se interessar por abrir aquele conteúdo. Se a pessoa receber seu email e não gostar da headline, ela nem se dará ao trabalho de ler o restante do e-mail, não é mesmo? Justamente por isso, você deve caprichar ao escrever a headline, e pensar em algo muito criativo e chamativo. Somente assim a atenção do leitor será capturada.

Sem uma boa headline, não importa se no restante do texto você oferecerá um módulo gratuito do melhor curso do mundo ou a solução da crise mundial. As pessoas simplesmente não irão ler.

 

Copywriting

 

O copywriting é uma forma de escrita persuasiva embasada em gatilhos mentais que tem como foco a conversão no email marketing. Gatilhos mentais são recursos que levam o seu cliente a se conectar com a mensagem enviada e por conseguinte tomar a ação que você quer, e é super indicada para quando você deseja que o leitor realize alguma ação específica, sendo uma estratégia de conversão. Com os gatilhos mentais certeiros você poderá influenciar os clientes a realizar determinada ação, além disso, poderão ajudar na construção da Big Idea. Isso porque o ramo da neurociência afirma que as pessoas compram muito mais pela emoção, do que pela razão. Por isso é fundamental entender qual gatilho mental mais se conecta com a sua audiência.

 

Big Idea

 

O que é uma Big Idea? É uma ideia central, é a linha guia que vai tocar o seu email inteiro. Desde a promessa feita na Headline, passando por todo conteúdo dos emails parágrafos, até o CTA (call-to-action – é qualquer chamada visual, textual ou link que leve o leitor a realizar alguma ação), tudo tem que girar em torno da mesma ideia. Ou seja, o que o seu email quer contar? Então não adianta falar sobre várias coisas no mesmo e-mail marketing. Atente-se a ser objetivo e mostrar algo que faça sentido para esse leitor. Ademais, você poderá usar os dados da segmentação para direcionar o email ideal para cada persona. Se isso for feito, as pessoas não vão se perder em uma enxurrada de conteúdos e  vão se conectar com a mensagem que está sendo transmitida.

A Big Idea pode ser uma coisa simples, como “a maior liquidação já feita em nosso curso”, ou algo mais relacionado à emoção, como “como ser fluente idiomas em um ano sem sair do Brasil”. O mais importante é centralizar no único tema forte da Headline pelo qual o cliente se interessou a abrir o email.

 

CTA

 

O CTA, ou “call to action”, é a chamada para a ação. É a parte final do seu e-mail marketing e é a estratégia onde você direciona o leitor a fazer o que você determina. Este CTA pode ser a compra de um produto, uma assinatura para receber mais conteúdos, um direcionamento ao site ou outro link que você desejar, um pedido para o cliente comprar algo, baixar um material, etc.

Nesse caso, o redirecionamento pode ser feito através de um botão, imagem clicável, um link… Enfim, existem diversas maneiras de se fazer um CTA, mas como fazer um bom CTA?

Digamos que o seu e-mail é sobre a venda de um novo curso de capacitação. Um CTA que diz “Quero aprender!!”, “Quero me profissionalizar!! ”com certeza receberá mais cliques do que um que diz “Compre agora!”. Isso porque ninguém acorda pensando em gastar dinheiro, não é mesmo?, mas todos pensam em se qualificar para o mercado de trabalho.

Portanto, uma ação na primeira pessoa que não seja relacionada a gastar dinheiro funciona muito mais como CTA do que um comando imperativo que mande a pessoa gastar seu dinheirinho.

Conclusão

 

Sendo assim, executar as dicas citadas neste artigo te ajudarão a criar seu email marketing de maneira simples e objetiva. E agora que você, com certeza, tem o conhecimento necessário para produzir um email marketing estratégico, basta implementá-los para alavancar seus resultados e ver o sucesso do seu negócio.

 

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