Endomarketing: como aplicá-lo ao seu negócio

Atualmente, um dos temas mais discutidos no contexto empresarial é o clima organizacional e a motivação no ambiente de trabalho. Essa discussão não é despropositada: a satisfação dos funcionários com a empresa em que trabalham representa impactos significativos. Aumento da produtividade, melhoria na saúde mental, diminuição da rotatividade de funcionários e frequência nas entregas são alguns dos benefícios. No entanto, prezar por um bom ambiente de trabalho não é função apenas do departamento de RH. O Marketing pode ser decisivo na tomada de ações que estimulem essas melhorias, em especial o endomarketing.

Mas afinal, o que é Endomarketing?

Endomarketing é uma área dentro do Marketing que cuida de ações específicas voltadas para os membros de uma empresa. Também chamada de Marketing Interno, ela traz diversos benefícios internos para os negócios. As campanhas de endomarketing colaboram, também, para criar a visão de que a empresa é um bom lugar para trabalhar.

Funcionários que se sentem parte do funcionamento da empresa tendem a se sentir mais satisfeitos e realizados com suas rotinas. Por isso, é importante que o RH e o Marketing alinhem esforços para entender as queixas mais comuns entre os empregados.

Abaixo, entenda melhor algumas ideias para campanhas de endomarketing e como elas podem se aplicar à realidade do seu negócio:

Exemplos de campanhas de Endomarketing

1. Treinamentos e capacitações

Se preocupar com a qualidade do trabalho feito pelos funcionários é de extrema importância. Além de afetar diretamente os resultados da empresa, os colaboradores sentem-se orgulhosos e motivados em perceber que estão em um ambiente propenso a aprendizados e desenvolvimento profissional.

Por isso, uma maneira eficaz de promover melhoras na produtividade é oferecer treinamentos e capacitações. Além de promover melhorias no conhecimento técnico e dos empregados, essas iniciativas também colaboram para o surgimento de ideias inovadoras.

2. Promover momentos de integração entre os funcionários

É interessante, também, que os funcionários mantenham boas relações e se conheçam fora do ambiente de trabalho. Para isso, a empresa pode incentivar momentos de integração e de lazer, como festas temáticas, piqueniques, happy hours. É possível até mesmo criar grupos de interesse específicos que tenham encontros regulares. Essa é uma boa forma de manter a equipe alinhada entre si e com os objetivos da empresa.Tal estratégia pode ser usada, também, em datas comemorativas, fazendo com que o funcionário se sinta lembrado e querido pela empresa.

3. Criar um programa de premiação e bonificações

Todo mundo gosta de ser reconhecido pelos seus acertos e, na vida profissional, não é diferente. Criar um programa de premiação e/ou bonificações para funcionários que entregam melhores resultados em um mês ou batem uma meta mais ousada é uma forma importante de manter sempre acesa a motivação e engajamento dos colaboradores.

Para colocar essa ideia em prática, é interessante pensar em alguns exemplos. Oferecer um vale-cultura para que o funcionário do mês possa gastar a bonificação em cinemas, shows, livrarias é um deles. Proporcionar premiações em forma de descontos em serviços de empresas parceiras é, também, uma forma interessante de estruturar esse programa.

4. Estabelecer uma rotina de troca de elogios e feedbacks

Entender seus acertos e erros é fundamental para trabalhar em equipe de forma mais saudável e produtiva. Para isso, é interessante estimular, dentro da empresa, uma cultura de feedbacks, de forma que os funcionários sejam sempre avaliados em seus pontos positivos e negativos. Assim, planos de ação individuais podem ser traçados para cada um, para que eles possam desenvolver suas qualidades e trabalhar para melhorar seus defeitos.
Mais do que isso, é essencial estabelecer uma rotina de troca de elogios, pois essa é uma ação capaz de trazer diversos benefícios para o funcionário e, por consequência, para o negócio em si. Melhoria do clima organizacional, aumento da auto estima dos colaboradores e manutenção de bons resultados são apenas alguns deles.

5. Investir na transparênica organizacional

A transparência é uma forma eficaz de fazer com que os funcionários se sintam parte do negócio. Ela consiste em fazer com que todos tenham conhecimento sobre as decisões tomadas pelo dono ou pelos sócios da empresa, facilitando o processo de comunicação.

As campanhas de endomarketing que tratam desse exemplo normalmente tem relação com as melhorias nos canais de comunicação interna. Mas, não é preciso se restringir a isso: trabalhar a transparência é também criar um espaço confortável para que os funcionários possam deixar elogios, reclamações e sugestões a respeito do funcionamento da empresa. Essa é uma prática que tende a gerar bons frutos, pois através dela todas as partes atuantes do negócio podem se sentir respeitadas e ouvidas.

Como aplicá-lo na sua empresa

Se você deseja aplicar ações de endomarketing no seu negócio, é preciso primeiro entender a percepção dos colaboradores a respeito do ambiente de trabalho. Para isso, uma ferramenta comum é a pesquisa de clima organizacional, que permite mapear que problemas podem estar impactando negativamente a experiência dos funcionários.

No entanto, não basta apenas rodar a pesquisa entre os departamentos da empresa. É preciso que a equipe responsável pelo endomarketing entre em contato com todos aqueles que responderam à pesquisa, de forma a entender com mais profundidade as respostas dadas no formulário. Essa etapa é muito importante, pois eles podem ter muitas sugestões relevantes de melhorias que podem ser aplicadas posteriormente.

Feito isso, é hora de colocar no papel todas as ideias de ação de endomarketing que se encaixam com a realidade descrita pelos funcionários. É importante ter em mente que as vezes nem todas podem ser aplicáveis, e por isso algumas delas podem ser descartadas. O essencial é focar em manter as atividades que fazem sentido com o contexto atual do negócio.

Agora chegou a hora de colocar as ações em prática no cotidiano. É essencial que ocorra um acompanhamento próximo durante a implementação, para entender quais efeitos as atividades estão causando. Assim, a expectativa é que os funcionários possam perceber uma melhora significativa no clima organizacional, provocando melhores resultados para todos.

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