Ayra Consultoria

Como sua proposta de valor influencia na sua empresa?

Nos dias de hoje, a proposta de valor influencia no que uma empresa oferece, através de seus produtos ou serviços. Sendo assim, são base para a construção do Marketing não apenas assertivo e que gera resultados positivos, mas também que diferencia a empresa no mercado. Uma vez que, visa dar soluções inovadoras para as dores e necessidades do cliente.

 

Como sua proposta de valor influencia na sua empresa?

 

Esse novo estilo de proposta de valor tem foco, simplesmente, no valor do que é oferecido para o cliente, ou seja, baseia-se nos benefícios gerados. Nesse sentido, os prós que essa proposta de valor tem, se auxiliam também na identificação de ameaças e oportunidades para o negócio. Desse modo, aumentam as possibilidades de conceber inovações.

O foco no valor surgiu a partir do Marketing 4.0 e da transformação digital, conceito proposto por Philip Kotler. Ele é considerado o pai do Marketing e discorre sobre como a revolução digital é extremamente impactante nesse novo cenário mercadológico. É importante ressaltar que, apesar de estar intrinsecamente ligado ao mundo digital, o Marketing 4.0 não acontece apenas no ambiente virtual. Isso quer dizer que toda essa transformação digital influencia diretamente na forma como entendemos a nossa realidade, por meio no Marketing.

 

Mas como levar toda essa inovação do Marketing 4.0 e a proposta de valor para a sua empresa?

 

Primeiramente, é imprescindível a compreensão de que seu negócio vende produtos/serviços que são embalagens para soluções. Dessa forma, o seu cliente compra essas soluções e, por isso, seu foco deve ser no valor buscado pelo seu público-alvo, ou seja, no benefício que o consumidor percebe.

Assim, na proposta de valor, você consegue criar novas experiências para seu cliente, com mais assertividade e, consequentemente, maior customização. Dessa maneira, consegue atingir o público-alvo, resultando num maior nível de conversão do funil de vendas.

Como a Netflix saiu na frente?

 

Uma empresa que se utilizou disso muito bem é a Netflix! Uma das maiores plataformas de streaming da atualidade e que lucra nada menos do que $25bi por ano, de acordo com dados coletados de 2020.

Entretanto, a Netflix nem sempre foi essa gigante que é hoje em dia. Antigamente, quem dominava o mercado era a Blockbuster, uma empresa americana, gigante no setor de entretenimento, com, simplesmente, mais de 9 mil lojas da empresa, que tinham um valor na casa dos bilhões. Só que, apesar do sucesso, a Blockbuster foi à queda, a partir de 2005, chegando à falência no ano de 2010.

Mas, por que isso aconteceu? Bom, principalmente porque a Blockbuster foi derrubada pela avalanche de inovações, as quais ela não seguiu, mas a Netflix sim!

A plataforma de streaming, que, na época, tinha um serviço de DVDs enviados por meio de correspondência na casa dos solicitantes, percebeu a oportunidade através da transformação digital. Assim, estudou a evolução das dores e necessidades dos clientes e lançou uma proposta de valor diferenciada. Dessa forma, começou o serviço de streaming, visando entregar o entretenimento de melhor maneira possível e adequada para seus clientes. Enquanto isso, Blockbuster insistia no mesmo modelo de negócio.

 

Com isso, dá para perceber, assim como Philip Kotler defende, onde quer que exista uma necessidade, há uma oportunidade! E para conseguir atender e sanar essa necessidades, é intrínseco que sua empresa foque na proposta de valor para, enfim, diferenciar sua marca no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *