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Checklist para a conta da sua empresa no Instagram

 

Atualmente, os brasileiros somam mais de 69 milhões de usuários presentes no Instagram, sendo que dentre esse público, 67% acessam ao aplicativo várias vezes ao dia e 48% dizem já ter comprado algum produto que conheceu no aplicativo. Sendo assim, é nítido a importância para a sua empresa se fazer presente no Instagram.

Para que você consiga maximizar o aproveitamento nessa rede social, siga essa Checklist com 7 pontos cruciais, desenvolvida para otimizar o perfil do seu negócio, gerando uma primeira impressão atraente para seus clientes ou possíveis clientes.

Caso queira saber mais a respeito de como criar uma conta de negócios antes de checar os próximos passos, clique aqui.

1 – Nome de usuário

O nome de usuário é como as pessoas encontrarão seu negócio no Instagram, dessa forma é necessária muita atenção para sua escolha.

É importante que o nome de usuário esteja completamente ligado ao nome da empresa, de forma clara e objetiva, de forma a ser facilmente lembrado, soletrado e digitado na barra de busca. Nomes mais curtos também são encontrados com mais facilidade. Além disso, utilizar o mesmo nome em todas as mídias sociais que seu negócio está presente, torna mais fácil para os clientes se conectarem a você.empresa no instagram

Destaca-se também o que não fazer. Evite usar: o “ _ ”, chamado underline e caracteres repetidos, isso torna difícil explicar para alguém como digitar o nome, dificultando seu encontro. Somado a isso, não é recomendável copiar nomes de marcar estrangeiras, usar nomes parecidos de outras marcas ou muito incomuns, uma vez que sua marca deve ser encontrada de forma única no Instagram, onde existem milhões de contas.

Exemplificando: Se eu possuo uma imobiliária chamada “Recria Imóveis”, busco a disponibilidade desse nome no Instagram todo junto. Caso, não tenha disponível, buscaria por opções parecidas, como: “recria.imoveis”; “imoveisrecria”; “imóveis.recria”; ”recriaimovel”;

 

2 – Foto de Perfil

A foto utilizada deve ser a logo da empresa, para que os usuários a reconheçam nas “bolinhas” dos stories ou em alguma postagem feita. Dessa forma, é preciso uma logo sem muitas informações  e que não atrapalhem o seu reconhecimento.

Para isso, muitas empresas aderem o chamado design responsivo. A ideia é usar uma logo que se adapte ao tamanho do lugar onde ela será exibida. Sendo assim, uma boa dica é adaptar a logo da sua empresa de forma que ela fique clara para o Instagram. Observe os exemplos abaixo:

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3 – BIO

Esse é o espaço que o Instagram possui para que você se apresente. Dessa forma, faça com que as pessoas conheçam o seu trabalho, serviços ou produto. Em 150 caracteres você tem a capacidade de expressar a personalidade de seu negócio.

Contudo, por se tratar de um espaço pequeno é importante ter atenção ao que deseja passar ao seu público. Sempre usar um linguagem clara e objetiva, resumindo qual é o serviço prestado ou o produto vendido, sempre destacando seu diferencial, para que os usuários saibam o que esperar daquele perfil.

Além , lembre-se que o Instagram é um ambiente descontraído, no qual as pessoas desejam ver a empresa de forma mais próxima e humanizada, então o uso de emoji  – aquelas carinhas disponíveis –  torna mais satisfatório para o acesso para o cliente.

Observe o exemplo abaixo:

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4 – Usar os botões de ação

O Instagram disponibiliza a opção de inserir suas informações de contato no chamado “call – to – action” ou, botões de ação. São opções que aparecem anexadas a BIO, onde o usuário pode mandar uma mensagem direta, ligar ou visualizar o catálogo sem sair do aplicativo.empresa no instagram

Além desses botões ajudarem o cliente a realizar a ação que deseja, eles aumentam o engajamento deles com o perfil. Isso faz com que o Instagram entenda como conteúdo relevante e mostre para mais pessoas. Caso você deseje saber mais sobre formas de aumentar o engajamento em seu perfil, clique aqui.

Somado a esses botões é recomendável anexar o link do site da empresa, assim como de iniciação de conversa na plataforma vizinha – Whatsapp – buscando juntar todas as opções em um só lugar.

 

5 – Feed Organizado

Feed é o local onde suas postagens ficam organizadas. Nesse sentido, o que chamará mais atenção dos usuários ao abrir seu perfil será a primeira impressão. Consequentemente, se ele encontrar algo padronizado e organizado, passará mais credibilidade a empresa.

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Ao nos referirmos a organização e padronização, não é necessário fazer referência à imagens onde uma complementa a outra. Mas, sim a postagens em que as cores da paleta da empresa estão em destaque. Assim, a visualização se torna mais agrádavel para o usuário, mantendo a identidade visual da empresa.

Uma dica é criar uma linha editorial de postagens, definindo dia, temática e estilo de postagem. Além de estabelecer uma frequência e facilidade em suas produções, você definirá alguns padrões, como a escolha de cores.

Além disso, é necessário o uso de imagens com boa qualidade, nas quais os usuários não necessitam ampliar para conseguir entender.

 

6 – Stories

Os stories são interações que ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil da sua empresa no Instagram. É possível criar postagens de vídeos curtos, imagens, caixas de perguntas e enquetes. O story é uma ótima oportunidade de criar uma proximidade com seu público.

Ademais, muitos usuários hoje não se atentam ao que passa pela timeline, isso é, a página inicial onde as fotos são postagens, mas sim aos stories, já que procuram uma maior rapidez. Dessa forma, ao explorar essa ferramenta garante-se que sua marca está alcançando um maior número de pessoas.

 

7 – Destaques

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O destaque é o jeito de disponibilizar para sempre em seu perfil os stories que se apagam após 24 horas. Todos os seus stories podem ficar salvos no destaque, facilitando a navegação para o usuário; agilizando assim o encontro do que se deseja dentro do perfil. Como por exemplo, uma loja pode ter um catálogo de seus produtos, informações de entrega ou até mesmo repostagens de clientes.

É essencial personalizar os destaques. Recomenda – se o uso de capas para cada estilo de destaque, com isso mantendo o profissionalismo e a personalidade da empresa. Usar sempre a paleta de cores do negócio, com imagens de fácil associação ao que está sendo tratado, agrada visualmente aos clientes. Isso resulta na manutenção da identidade visual da marca.

 

Conclusão

As escolhas para tornar o perfil da sua empresa o mais funcional e bonito possível não são fáceis. No entanto, seguindo esses 7 passos da Checklist, o Instagram da sua empresa já estará de acordo com os princípios de seu negócio.

Quer entender ainda mais sobre como posicionar seu negócio de maneira personalizada? Ainda está com dúvidas a respeito do que colocar e como usar seu perfil nas redes sociais? Acompanhe nossas mídias digitais para mais dicas ou entre em contato com um de nossos consultores. A nossa reunião de diagnóstico é 100% gratuita e online!

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