Ayra Consultoria

e - mail marketing

Aprenda a usar e – mail marketing para divulgar seu curso

A rapidez da tecnologia proporciona grandes inovações no mundo da internet. Muitos aplicativos e meios de comunicação lançam ao longo dos anos, causando um grande sucesso e milhões de usuários. Essas plataformas, como Instagram e Facebook, são meios para promover pequenas, médias e grandes empresas.

No entanto, será que ainda é possível usar veículos que muitos consideram antigos? No presente texto falaremos sobre a eficiência e – mail marketing e como ele poderá promover seu curso.

O que é e – mail marketing

 

E – mail marketing nada mais é do que o envio de e – mails para uma quantidade de pessoas que estão, ou possam ficar, interessadas em seu negócio. Essa estratégia de marketing digital tem como principal objetivo promover uma relação mais próxima com potenciais leads – possíveis clientes para sua empresa – gerando, então, melhores resultados de vendas e retenção.

Uma campanha de e – mail marketing pode ser feita em textos, trazendo informações e conteúdos exclusivos ao leitor, ou até conter produtos irão lançar, promoções, novidades e atualidades.

De acordo com a empresa Radicati – grupo que realiza pesquisas qualitativas e quantitativas sobre e – mail, segurança, redes sociais e entre outros – ao final do ano de 2024, haverá mais de 4,4 bilhões de usuários de e -mail no mundo, mostrando o grande alcance que a ferramenta tem.

Para que seu e – mail marketing seja positivo, é necessário que ele seja personalizado, sempre levando em conta o público-alvo de sua empresa ou marca. Além disso, ao longo dos anos, tornou-se possível o uso de sistemas de automação de e – mail marketing, que permitem uma maior segmentação desses leitores e dos conteúdos. Assim, o relacionamento com o cliente será mais eficaz, tendo em vista a possibilidade de uma abordagem mais estratégica.

Tipos de e – mail marketing

 

É possível fazer o e – mail marketing de maneiras distintas, e o formato de produção deve se encaixar de acordo com o objetivo da campanha.

Newsletter

Newsletters são uma forma de e – mails informativos, podendo abordar assuntos diferentes a cada disparo. Ela pode conter informações de artigos, novidades que ocorrem na empresa, divulgação de redes sociais e entre outros.

Geralmente, as newsletters possuem um tom de voz mais leve, possibilitando a conversa com uma maior base de leads, na medida em que esse não precisam estar concentrados ou até mesmo esperando um e – mail desse tipo.

Por isso, esse tipo de e – mail marketing alcança pessoas de maneira independente em relação ao seu estágio no funil de vendas, reforçando e fomentando a marca.

Promocional

Essa forma de e – mail marketing tem como função promover alguma oferta ou vantagem. Ele pode se dar pelo anúncio de promoções por tempo limitado, materiais gratuitos como e – books, planilhas e objetos de estudo.

O e – mail promocional tem como função principal a conversão do lead em um real cliente, gerando renda para o negócio.

Cliente inativos

Esse tipo de automação de marketing tem como objetivo recuperar antigos clientes ou leads que, ao longo do tempo, desengajaram com a empresa. Assim, é importante que haja algum benefício muito claro para que esse cliente se interesse novamente por sua marca, voltando ao funil de vendas.

De forma geral, é necessário que haja um cuidado maior com a frequência envolvida nesse tipo de e – mail. Levando em conta que o cliente já está inativo, pode-se entender que ele não esteja interessado no assunto que a sua automação de e – mail está trazendo.

Por isso, é necessário produzir um conteúdo de destaque para essa pessoa, fazendo com que ela não se desengaje ainda mais com a marca.

Sazonal

O uso de datas especiais de comemoração como dia das mães, dia do estudante, natal e ano novo são uma ótima forma de manter uma comunicação com clientes e leads, mas também, de reativar contatos antigos. Fazendo, assim, com que haja uma sensação de que o usuário foi lembrado pela marca, tornando-os mais próximos.

Mensagens de feliz aniversário para o cliente também são uma boa forma de e – mail marketing sazonal, na medida que ele irá se sentir mais importante por conta desse atendimento personalizado.

Esses e – mails geralmente possuem recursos mais visuais, como artes e vídeos.

Vantagens de usar e – mail marketing na divulgação de cursos

 

Como visto acima, a ferramenta do e – mail alcança milhões de usuários, tornando-se um meio importante para o contato de consumidores com as empresas desejadas.

Partindo de uma campanha de e – mail marketing estratégica e personalizada, é possível receber a atenção do lead, que cada vez mais irá se interessar e consumir o conteúdo entregue.

No caso de cursos de educação – seja presencial ou online – o uso de e – mail marketing para campanhas se mostra  válido e pertinente. Isso ocorre pois o e – mail marketing permite uma divulgação mais detalhada do negócio, tendo em vista o maior espaço para a escrita e para a colocação de exemplos de sucesso.

O marketing por e – mail será eficiente na medida que o constante envio possibilita a divulgação de preços de cursos, fator que atrai pessoas que não estavam interessadas em realizá-los. Também é possível a criação conteúdos para tornar a credibilidade de seu curso palpável, adicionando resultados e métricas.

O uso dessa ferramenta para campanhas de cursos é eficaz na medida que permite mostrar a estrutura atual da empresa e como se realizam as aulas.

Na área da educação, também é importante usar conteúdos especiais como atrativo para leads. Além de conferir uma sensação de importância, por estar recebendo um material exclusivo, o usuário que receber e – mails desse tipo perceberá a geração de valor que o curso terá em sua vida, fazendo com que ele identifique uma dor que antes não existia. Dessa forma, a realização do curso se torna uma necessidade.

Como divulgar meu curso através do e – mail marketing?

 

Uma campanha eficiente necessita de atenção aos detalhes e um planejamento estratégico anterior e segmentado para o seu público – alvo.

Para um maior sucesso na divulgação de seu curso no e – mail marketing, preste atenção nesses 5 passos essenciais:

 Passo 1  Tenha um assunto de e – mail que chame atenção

Esse será o primeiro contato que seu lead terá com seu e – mail, por isso, é fundamental que seja algo atrativo, que faça com que ele queira clicar para ler mais sobre. Porém, ao mesmo tempo, é necessário que o assunto conte sobre qual é o conteúdo, destacando-se dentre os spams  que apenas tentam convencer o leitor a clicar no e – mail.

O assunto do e – mail pode ser indicando que há um material gratuito disponibilizado ou também perguntas em relação ao conhecimento do lead, que se sentirá instigado para saber mais.

Passo 2  Mostre seu diferencial

O lead terá mais chances de converter caso mostrem a ele, de fato, uma efetividade no serviço oferecido.

Nesse sentido, é fundamental que se mostre o porquê da escolha de seu curso; trazendo seus diferenciais de metodologia, espaços físicos, plataformas online, corpo docente qualificado e entre outros.

Passo 3  Tenha um padrão de templates

É muito importante que haja uma organização estética de seu e – mail. Tanto para tornar a leitura do conteúdo mais leve, mas também para criar uma memória na cabeça do leitor. Dessa maneira, toda vez que a pessoa olhar algo que seja parecido com o seu e – mail, ela irá ter a lembrança de sua marca novamente.

No caso de cursos, é importante que os templates possuam organização, deixando a mostra a seriedade de seu negócio. Além disso, o uso de tons corretos pode trazer outros aspectos para seu e – mail marketing. Segundo a psicologia das cores, azul é uma cor credibilidade e confiança, sendo uma boa opção.

Para manter um padrão de arte bonito e estético, também é necessário usar cores que se complementam e combinam. Para isso, é possível usar programas de rodas de cores.

Passo 4  Use Call – to – actions

Os call – to – actions, CTA, são frases que levam os leitores a realizar alguma ação. Fazer o uso das CTAs em seu e -mail marketing é essencial, para que assim se possa gerar mais leads.

Para seu curso, elas devem causar uma curiosidade no usuário, fazendo com que ele clique e converta.

Alguns exemplos que podem se utilizam são: “Baixe agora o e-book gratuito”, “Quero virar aluno do curso X”, “Quero melhorar meu conhecimento”.

Passo 5  Exemplifique suas métricas e casos de sucesso

Dados e histórias são uma ótima forma de convencimento para novos clientes. Ao mostrar os números alcançados pela sua empresa ou até histórias passadas que prosperaram; seu cliente perceberá o efeito positivo que seu negócio pode ter em sua vida, tornando-se mais propenso a consumir sua marca.

Em caso de cursos – principalmente educacionais – mostrar números, ou de aprovação ou de caminhos seguidos após é uma excelente maneira de mostrar a eficácia de sua empresa, criando credibilidade.

Conclusão

Portanto, o uso da estratégia do e – mail marketing para a divulgação de seu curso é importante para um maior número de leads e; consequentemente, alunos inscritos e fidelizados a sua empresa. É necessário ressaltar, também, que após as campanhas, a comunicação com seu lead de forma adequada é essencial. Para isso, você deve ler esse texto do blog.

Esse conteúdo foi relevante para você e para sua empresa? Então siga nossas redes sociais para aprender mais sobre a gestão de seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *