Mapa estratégico: melhore os resultados da sua empresa através dele

O que é um mapa estratégico?

Saber a diferença entre efetivar e planejar estratégias não é uma tarefa simples. É por isso que a importância de fazer um mapa estratégico é enorme. Dessa forma, essa ferramenta é uma síntese visual que afirma e retrata a estratégia de um negócio. Assim, ela engloba pontos de planejamento estratégico para aprimorar a empresa, aperfeiçoar o panorama financeiro, atrair e aumentar a clientela, entre outros propósitos.

O mapa estratégico faz parte da metodologia Balanced Scorecard (BSC), que foi desenvolvida pelos docentes da Harvard Business School em 1992, quando perceberam a necessidade de um modelo mais inovador de avaliação e performance empresarial. O principal objetivo desse documento é ilustrar como cada área é responsável por alcançar determinados objetivos de uma empresa. Assim, sua finalidade é fazer com que toda a equipe consiga visualizar de forma integrada o seu papel dentro da corporação.

Como ele se estrutura?

O modelo empregado é um diagrama, desmembrado frequentemente com suporte em quatro concepções. Com ele, a condensação do planejamento estratégico empresarial ficará bastante acessível, simples e claro de interpretar. Além disso, podem ser ilustradas setas, que encadeiam os objetivos e apuram uma série de causas e efeitos no interior do negócio.

Dessa forma, o mapa não só ajuda na questão comunicativa, mas também instiga a percepção da estratégia por diversos setores de uma mesma empresa. Com isso, ele consegue otimizar, da forma mais eficaz possível, os resultados da sua empresa. Assim, o mapa é essencial na mudança entre o estágio de planejamento para o estágio de efetivação dos planos estratégicos.

Logo, na prática, o mapa tem como propósito aprimorar e potencializar o uso dos fundos e recursos da empresa. Os projetos estratégicos tem a finalidade de gerar aptidões inovadoras que são essencial para o destino da empresa.

Como criar um mapa estratégico?

Uma das melhores formas de de criar uma mapa estratégico com uma representação visual simples e clara é usar o Canva. O Canva é um site simplificado de ferramenta de design gráfico, fundado em 2012. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a fotografias, imagens vetoriais, gráficos e fontes. Com a criação do mapa estratégico a partir desse site, em questão de semanas você já notará diferenças na otimização dos resultados.

Um detalhe importante é não deixar de fazer um mapa estratégico chamativo e informativo. Afinal, o objetivo é que todos consigam saber quem precisa fazer o que a partir do mapa.

A seguir, segue um exemplo de mapa estratégico, realizado pela equipe da Ayra Consultoria:

Dicas para construir o mapa estratégico da sua empresa

Contudo, a fim de otimizar os resultados do seu negócio, definimos alguns passos essenciais para construir um mapa estratégico:

01 – Selecione um objetivo principal

Pense na missão, visão e valores da sua empresa. Qual a principal meta a ser alcançada e em quanto tempo isso deverá acontecer?

02 – Determina as proposta de valores

As propostas de valor são fundamentais para ajudar a atingir o obejtivo principal. É recomendável que você escolha entre três: aprimorar o custo total, liderar em produtos ou fidelizar e aumentar a clientela.

03 – Estabeleça as estratégias financeira

Sem um bom planejamento financeiro, nenhuma empresa é sustentável. Logo, é importante definir se a estratégia financeira prioritária é voltada para o crescimento da receita, de produtividade e/ou de utilização de recursos.

04 – Indique as estratégias dos clientes

Isso vai dizer como as estratégias com os clientes serão feitas. Elas se resumem a três classes: obtenção e manutenção de clientes, elevação do ganho por cliente e redução do custo do cliente.

05 – Adote estratégias internas

Sem a utilização de boas estratégias internas, você não será capaz de atingir as metas financeiras e comerciais. Uma das estratégias recomendadas é acabar com atividades que não somam valor ou que atrasam e engessam o progresso do seu negócio.

06 – Programe estratégias para aprendizado e crescimento

Depois de entender as lacunas e as deficiências do seu empreendimento, é interessante estabelecer como elas podem ser transformadas em aprendizado e crescimento.

Assim, fica claro que o mapa estratégico é uma método vital na passagem da fase de planejamento para a de execução dos projetos estratégicos. Ao fazê-lo de forma clara e objetiva, você estará dando um enorme passo para extrair bons frutos.

Gostou do conteúdo e precisa de auxilio para tomar decisões estratégicas? Entre em contato com a gente e agende uma reunião gratuita.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros