Ayra Consultoria

Ferramentas para uma melhor gestão financeira

Todos sabem que a gestão financeira é um dos principais fatores para o sucesso da empresa. Mas como realizar esse controle? Quais as principais ferramentas para uma melhor gestão financeira?

Realizar uma boa gestão financeira é importante para melhorar os resultados da empresa, visto que os recursos serão utilizados da melhor forma. Desse modo, as operações da companhia podem ser potencializadas, já que essa boa gestão financeira vai nortear as decisões. As seguintes ferramentas podem auxiliar na administração:

 

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um instrumento que possibilita o controle das movimentações financeiras, entradas e saídas do caixa da empresa. Então, é possível analisar os dados monetários e estudar certos padrões ou informações que auxiliem na tomada de decisão.  

 

Para utilizar essa ferramenta para uma melhor gestão financeira, é necessário registrar todo e qualquer tipo de movimentação no dia que acontecer, para que as informações sejam verídicas e reflitam as entradas ou saídas de cada dia.

 

No fim, é possível visualizar uma grande base de dados, como os valores, os dias, as classificações e outros aspectos. Assim, essas informações podem possibilitar uma visão sobre a saúde financeira da empresa e ajudar na tomada de decisões.

A Ayra Consultoria oferece uma planilha de Fluxo de Caixa. Caso queira, basta clicar nesse link

 

Demonstração do Resultado do Exercício

O DRE, Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório contábil que demonstra se a gestão da empresa está resultando em lucros ou prejuízos, levando em consideração um período de tempo determinado.

 

Na estrutura dessa demonstração, pode-se perceber como estão os diversos aspectos da operação que influenciam no resultado final. Desse modo, observando DREs de diferentes períodos, é possível comparar as conclusões e entender os motivos de diferentes resultados, quais foram os fatores que aumentaram ou diminuíram. 

Assim, para analisar a DRE, é recomendado que se utilize dois métodos, o Horizontal e o Vertical. O primeiro considera a diferença percentual entre os dois períodos de uma mesma conta. Já a Vertical considera a percentagem de uma conta sobre o total de receitas, levando em consideração apenas um período.   

 

Controle de Custos

Realizar o controle dos custos da companhia é fundamental para o sucesso da gestão financeira, uma vez que, em muitos casos, os custos representam parcela significativa das saídas da empresa.

 

Nesse contexto, avaliar os investimentos e, em seguida, os resultados é substancial para entender se determinado custo realmente vale o valor investido ou se pode se evitar ou substituí-lo.

 

Então, montar o Planejamento Financeiro da empresa e estruturar alguns indicadores, como a Margem de contribuição e o Markup é uma ótima estratégia para perceber e controlar os Custos, e perceber se é possível diminuir esse valor.

A Ayra oferece um modelo de planilha sobre Planejamento Financeiro. Caso queira o material, clique aqui

 

Conclusão

Então, estudar as ferramentas para uma melhor gestão financeira citadas anteriormente e implementar a que mais se encaixa no seu negócio, ou todas elas, é uma ótima escolha, visto que cada uma possui particularidades e benefícios. Ainda mais, esses documentos vão auxiliar na gestão financeira da empresa, que é um dos maiores desafios de grande parcela dos empreendimentos. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *