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Entenda como as parcerias ajudam no seu negócio

Quando se fala em mercado e empreendedorismo, muito se pensa em competitividade e pouco se pensa em parcerias. Afinal, nossa sociedade é moldada em volta de um sistema de competição. Todos os dias, empresas competem pela preferência dos consumidores. As que ganham, veem um aumento em suas receitas, o que possibilita mais investimentos e a competição com outras maiores ainda.

Mesmo nesse ciclo competitivo, a cooperação entre diferentes empresas pode ser essencial para o sucesso delas. Aqui, falarei de alguns tipos de parceria que podem ajudar o seu negócio, seja ele do tamanho que for, a crescer.

Parcerias de Divulgação

Se a empresa não está consolidada em um tipo de mercado, é importante que ela tenha sua marca ventilada no público que ela quer atingir. Para ajudar nesse quesito, há as diversas parcerias de divulgação.

A mais comum hoje em dia é entre uma empresa e um influenciador digital. Como o nome já reflete, a pessoa tem, por motivos variados, um alcance relevante na internet, e precisa movimentar sua marca pessoal. Quando uma empresa envia produtos para um influenciador, e este mostra o produto para seus seguidores, é algo que favorecerá os dois.

No caso da pessoa, além dela receber um produto de graça, aumenta sua relevância no mundo digital, fortalecendo seu nome e possibilitando que outras empresas se interessem por novas parcerias, e se crie um ciclo vantajoso para ela.

No caso da empresa, ela terá seus produtos divulgados de forma rápida e eficaz para um público muito mais abrangente do que de forma orgânica. Por mais que se tenha um marketing bem estruturado e uma identidade visual bonita, são necessárias ações de impacto para fazer essa ventilação da marca.

Outra parceria de divulgação, mais clássica, é a de trocar flyers ou cartões com outras lojas, e deixar expostos no balcão de atendimento, onde o cliente ficaria parado esperando ser atendido, e poderia se interessar pelo negócio divulgado.

Parcerias de Fornecedores

A relação de empreendedores com fornecedores é complexa, na medida em que há diversos interesses na negociação. O fornecedor quer vender o produto com o maior preço possível, ao mesmo tempo que não quer perder o cliente para a concorrência. O cliente, por sua vez, quer o produto pelo menor preço possível, mas que seja algo de qualidade, e tem receio de procurar outro fornecedor caso o negócio esteja indo bem.

Levando isso em consideração, é recomendável que os clientes façam parcerias com os fornecedores, afim de gerar uma relação ganha-ganha. Um preço menor interessa ao cliente, na medida em que lhe permite mexer no preço e impulsionar suas vendas. Para compensar o desconto, o fornecedor pode vender mais do seu produto, e fidelizar o cliente para não o perder para a concorrência.

Dialogando com a já mencionada parceria de divulgação, o fornecedor pode fazer um acordo com o cliente para ter sua marca mencionada em cardápios, sites ou outros até mesmo na descrição de produtos oferecidos pela loja. Se o produto for de qualidade e agradar o mercado, ter o nome vinculado a ele certamente trará frutos no futuro.

Parcerias de Descontos

As parcerias com descontos são formadas por duas ou mais empresas que atuam com o mesmo público, mas que não competem entre si. Veja serviços ou produtos que complementam o seu negócio, e tente conseguir descontos para seus clientes. Ao mesmo tempo que torna seu negócio mais atrativo para o público, aumenta o mercado do parceiro.

Nos últimos anos, por exemplo, a Brahma se aproximou de praticamente todos os clubes de futebol de expressão nacional. Há uma grande fatia do mercado de cerveja que também consome futebol, e vice-versa. Esse fato já era explorado pela marca em comerciais nas décadas anteriores, sempre fazendo sucesso nas épocas de Copa do Mundo.

Atualmente, uma pessoa que se torna sócio dos parceiros da empresa, tem direito a desconto em qualquer cerveja Brahma. Em alguns casos, o valor da mensalidade se paga só com o economizado na promoção. Isso gera algo positivo para o clube, que ganha em número de sócios torcedores e consegue fazer caixa com produtos oficiais e venda de ingressos, e gera algo positivo para a Brahma, que aumenta seu alcance no mercado de cervejas e obtém vantagem sobre a concorrência.

Há também o exemplo da Vivo, que oferece para seus clientes descontos na assinatura do Amazon Prime Video; de academias que oferecem para seus clientes descontos em lojas de suplementos alimentares; ou ainda cinemas que dão direito à meia-entrada para clientes Itaúcard.

Parcerias de Capacitação

Enquanto os tipos de parceria apresentados facilitavam diretamente a logística externa da empresa, esta afeta a interna. Parcerias de capacitação geralmente se dá entre uma empresa comum e outra especializada em cursos profissionalizantes.

A empresa de cursos pode oferecer turmas fechadas para a parceira com um desconto atrativo, ou uma aula básica de demonstração, sendo uma amostra grátis do serviço. O benefício da empresa de cursos será aumentar seu alcance e a possibilidade de conseguir novos clientes, enquanto para a parceira será um quadro de funcionários mais capacitado por preços mais acessíveis.

Na Ayra Consultoria, nossos membros ganham cursos com desconto em empresas parceiras, e por vezes acabam fechando outros cursos por conta própria. Com um serviço bem feito e preços acessíveis, as chances de a parceria dar frutos é grande.

Conclusão

Existem diversos tipos de parceria, basta analisar quais delas são possíveis de se fazer com o seu negócio. Tenha em mente como uma boa cooperação entre empresas pode impactar positivamente na vida das duas. Agora você sabe: para crescer no mundo dos negócios, nem sempre ir sozinho é o melhor caminho.

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