Ayra Consultoria

Economia de escala: entenda como fazer seu negócio crescer

Quem nunca comeu no Mcdonalds ou bebeu uma Coca-Cola? Empresas como essas são grandes exemplos de marcas que conseguem se fazer presentes em todo o mundo. Isso porque elas têm a capacidade de produzir em larga escala e a preços baixos, dessa forma, abastecer todos os lugares com seus produtos. Tal fato só é possível porque o custo médio de produção diminui quando se aumenta o volume produzido. Esse conceito recebe o nome de economia de escala e na prática é mais simples do que parece.

Um negócio comum é capaz de escalar sem necessariamente revolucionar o mercado como essas grandes empresas. A ideia aqui é aumentar o número de vendas sem necessariamente aumentar o custo na mesma proporção. Para fazer isso, é preciso entender como sua empresa funciona, todos os conjuntos de atividades precisam estar bem estabelecidos.

Primeiramente, com uma estrutura organizacional bem definida, é possível enxergar quais são os departamentos do negócio e como eles se dividem. Dessa forma, fica mais fácil entender os processos que cada setor desempenha e é nesse momento que se identifica a maior parte dos problemas que impedem a sua empresa de escalar. Na maioria dos casos, os negócios percebem que não possuem um setor responsável pelo marketing, financeiro ou pessoas. Esses três departamentos são os que sustentam a atividade fim da sua empresa, seja ela uma prestadora de serviços ou produtora de algum bem.

Marketing

Para atingir mais clientes, é necessário que eles conheçam a sua marca. Todo mundo sabe que hoje em dia uma organização deve estar presente na internet, mas não basta só ter um site e uma página no Facebook ou Instagram. É preciso criar conteúdos relevantes com postagens frequentes, ebooks ou vídeos para atingir o público que você costuma vender ou, até mesmo, novos públicos. Além disso, com um bom marketing, é possível também agregar mais valor à marca e, consequentemente as pessoas aceitaram pagar mais pelo mesmo produto.

Financeiro

É nesse setor que muitas pessoas se perdem, pois, a maioria dos empreendedores têm como foco apenas o produto vendido. Ocorre que por trás da venda, é preciso ter um planejamento financeiro que impeça o negócio de perder dinheiro. Com esse setor bem estruturado, é possível precificar da maneira correta o que é vendido, negociar com os fornecedores e adquirir insumos mais baratos, controlar o fluxo de caixa, mensurar um endividamento saudável, dentre diversas outras coisas.  A chave do crescimento está nesse setor, que quando saudável, permitirá, por exemplo, a expansão do negócio para outros estados e países.

Pessoas

Delegar tarefas é uma das bases para que os processos possam ser executados da maneira mais eficiente. Para isso, além de contratar funcionários alinhados com a cultura do negócio, é preciso manter aspectos como motivação, trabalho em equipe e feedbacks sempre presentes. Esses fatores agregam muito na qualidade do trabalho desempenhado pela equipe e são fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada um. Além de tudo, um bom executivo sabe escolher que pessoas vão tocar os setores da empresa, abrindo margem para uma visão mais abrangente e estratégica para as tomadas de decisão.

Atividade Fim

Com todas essas ideias em mente, sua empresa terá uma base sólida para que seu foco possa ser na qualidade e variedade do seu serviço ou produto. Ficará muito mais simples a visualização dos problemas e as mudanças ocorrerão de maneira orgânica pois toda a organização operará de maneira mais fluida. Diante disso, invista na economia de escala para sua empresa.

 

Quer implementar a economia de escala em seu negócio? A Ayra Consultoria oferece projetos que podem te ajudar nesse processo! Entre já em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *