Ayra Consultoria

Dinâmicas de Grupo: como aplicá-las melhora o trabalho em equipe

O que são dinâmicas de grupo? 

As dinâmicas de grupo são atividades feitas por um grupo de pessoas com o intuito de melhorar aspectos coletivos. Essas atividades podem ser práticas ou subjetivas, tendo como intuito final alguma reflexão ou resolução que faça o grupo em questão melhorar suas relações. Além disso, elas podem ter função seletiva num processo de contratação, por exemplo. Dinâmicas de grupo são ótimas para avaliar competências como respeito ao próximo, empatia, trabalho em equipe, capacidade de liderar e delegar, entre outras.

O que é necessário para a boa execução de uma dinâmica em grupo?

Para garantir a execução de uma boa dinâmica de grupo é necessário um planejamento prévio da atividade. É preciso pensar em como ela vai, de fato, cumprir o objetivo dos organizadores. Além disso, é muito importante que uma pessoa seja responsável por coordená-la. Dessa maneira, torna-se mais fácil a prevenção de possíveis conflitos. Ademais, é extremamente importante que haja uma razão para a atividade. Dessa forma, todos os participantes conseguem entender os pontos de abordagem que foram previamente delimitados e, assim, identificar gaps ou forças. No caso dos gaps, podem ser traçados métodos para melhorá-los e, no caso das forças, meios de fortalecê-las.

Por que as dinâmicas de grupo são importantes?

As dinâmicas de grupo podem ser usadas em processos seletivos, mapeamento de habilidades, tentativas de melhora no clima organizacional da empresa, incentivar o desenvolvimento colaborativo, integração e diversos outros. Entretanto, seu propósito vai afetar no seu planejamento. Por isso, é muito importante que ocorra uma boa organização.

Nos processos seletivos, a ideia da dinâmica está diretamente ligada às competências que pretendem ser mapeadas. Isso porque sua finalidade é a avaliação das pessoas. De nada adianta sua empresa estar em processo de contratação e colocar uma atividade de integração entre os candidatos. No que isso irá ajudá-lo a conhecer mais candidato? Como você vai saber se ele está de acordo com o perfil da sua vaga? Essas são perguntas chave para o bom planejamento e, consequentemente, a boa resolução da dinâmica.

Por outro lado, pensando mais internamente, elas podem ter extrema utilidade. Levando para o lado das habilidades, elas são capazes de mapear pontos fortes e fracos dos funcionários de uma empresa. Dependendo da sua abordagem ela pode indicar pessoas com traços de liderança, por exemplo. Sendo uma maneira muito prática de entender melhor sua equipe e ajudando na escolha de pessoas para exercer esse papel.

Ademais, ela é uma boa opção para empresas que estão com problemas no clima organizacional. Isso porque podem ter como objetivo a integração de uma equipe, a identificação de problemas entre a mesma e outros. Ela pode ser uma alternativa eficiente de melhora na confiança entre os participantes da equipe.

Exemplos de dinâmica de grupo

No caso de melhoria no clima organizacional, uma dinâmica muito comum é a do barbante. Nela, um participante  começa segurando uma ponta do barbante enquanto fala pontos positivos e negativo de outra pessoa. É importante que essa pessoa não esteja do seu lado. Em seguida, passa-se o barbante para ela. Assim, o processo é repetido até que todos tenham falado e estejam segurando uma parte do barbante. Por fim, é formada uma rede pela linha e, essa rede é capaz de suportar o peso até de uma pessoa, dependendo do número de participantes. Essa dinâmica serve para ilustrar que, quando há uma melhor comunicação entre todos, é possível criar uma rede de apoio. Isso pode fazer com que o trabalho flua de maneira mais leve e positiva.

Pensando no aspecto da integração, é possível encontrar um ponto de interseção entre os participantes. Para ilustrar isso, existe uma dinâmica em que você escreve seu ponto mais forte e mais fraco em um papel, anonimamente. Depois disso, com os papéis embaralhados, cada pessoa pega um deles e pensa numa maneira de ajudar o ponto mais fraco e aprimorar o mais forte. Com isso, além de fazer com que todos criem uma percepção de que ninguém está imune a problemas e questões, é criado um senso de empatia pelo outro. Quando você vê a pessoa numa posição vulnerável você tende a ter mais compaixão, melhorando o clima da equipe ou empresa.

Vantagens das dinâmicas

Portanto, as dinâmicas de grupo tem funções essenciais para uma empresa. A partir do exposto, fica mais claro o porquê de precisarem ser inseridas em contextos diversos. São maneiras fáceis, rápidas e com custo baixo ou zero que são capazes de mudar aspectos extremamente relevantes dentro de uma empresa, por exemplo. Por último, é muito fácil achar explicações de diversos vieses dessas dinâmicas no meio online. Para isso, somente é necessário mapear o objetivo esperado e os problemas a serem abordados.

Tem problemas na integração entre seus funcionários? Busca uma forma de mantê-los motivados e alcançar melhores resultados? A Ayra Consultoria possui soluções personalizadas que podem te ajudar nesse sentido. Entre em contato com a gente e solicite uma reunião de diagnóstico gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *