Ayra Consultoria

redução de custos

Como realizar a redução de custos na sua empresa

A redução de custos em uma empresa é algo fácil de realizar, entretanto, a maior dificuldade entre as empresas é como realizar essa redução de maneira eficiente.

Em primeiro momento, é necessário compreender como os custos são formados e quais são essenciais, seja por estar ligado diretamente ao produto ou serviço, ou por demais áreas importantes no seu negócio. Dessa forma, a redução de custos deve ser delicadamente analisada obtendo um resultado eficiente, sem alterar a qualidade da organização.

Coleta e análise de dados

Antes de começarmos de fato a estruturar a redução, precisa-se coletar e analisar os gastos atuais. É importante registrar desde a compra de materiais de escritório até os demais gastos. Esse estudo pode esclarecer alguns gastos que possam ser reduzidos visando o longo prazo, como, por exemplo, uma renegociação com a empresa de telefonia e internet, procurando um plano que atenda a sua necessidade e que torne mais econômico para empresa.

Otimização de processos

Outro ponto que tem que ser verificado é a otimização dos processos da organização. Muitas das vezes os gastos que parecem não ser alterados, podem ser reduzidos ao procuramos otimizar algumas operações. Hoje possuem diversas ferramentas que otimizam as tarefas e muitas das vezes essas otimizações possibilitam realizar algumas tarefas em menos horas ou com menos funcionários, diminuindo horas extras ou a folha salarial. Certas vezes, você pode se deparar com uma ferramenta que não é gratuita, contudo é necessário fazer uma análise para viabilidade desse investimento.

Fique atento ao mercado!

Estar atento ao mercado pode ser favorável para alcançar nosso objetivo. Muitas das vezes após encontramos um fornecedor para nossa empresa, esquecemos de observar os outros agentes do mercado. Verificar os concorrentes do fornecedor pode levar a uma renegociação com os mesmos. Além disso, caso a compra seja constante e de extrema necessidade pode se pensar em realizar um contrato de longo prazo, ou seja, ao invés de realizar compras mensais de 1000 unidades, pode-se pensar em realizar um contrato anual de 12000 unidades que serão retiradas 1000 a cada mês. Essa decisão pode diminuir o preço unitário de cada produto comprado.

Capacite seus colaboradores!

Por fim, vale ressaltar a importância de capacitar os colaboradores da organização. Isso porque, quanto mais capacitados, estarão mais preparados para realizarem suas tarefas. Além disso, controlar o estoque pode ajudar a identificar perdas ou gastos desnecessários com compras desnecessárias. Isso pode ser feito por ferramentas automatizadas que computam uma venda e dão baixas no estoque. Dessa forma, podemos observar como muitos dos temas abordados estão interligados e auxiliam no processo de identificação de gastos que possam ser reduzidos. Sendo assim, não hesite em realizar esse estudo, pois provavelmente encontrará formas de reduzir os gastos na qual não seria possível de identificar sem esse controle preciso das contas da empresa.

 

Essas foram algumas dicas para que sua empresa consiga passar por esse momento de crise da melhor forma possível. Mais dicas como essa podem ser encontradas também no Instagram da Ayra Consultoria! Caso ainda precise de ajuda para restabelecer seu negócio durante a crise e evitar danos irreversíveis, entre em contato com a gente e faça um diagnóstico gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *