Como fazer o melhor plano de marketing para a sua empresa

Muitas pessoas encontram dificuldade de direcionar seus esforços de marketing para as ações certas. Por isso, acabam por realizar as estratégias mais comuns no mercado, mas que nem sempre são ideais para o cenário de suas empresas. Uma forma essencial de tomar decisões mais acertadas é desenvolver um plano de marketing. Ele servirá como um guia que deverá nortear todas as atividades de marketing da empresa.

O que é um Plano de Marketing?

Um plano de marketing é um planejamento que resume informações do mercado e indica como a empresa poderá se inserir dentro dele de forma competitiva. Para isso, é necessário que a empresa tenha objetivos e metas. Durante a execução do plano de marketing, serão definidas as estratégias para alcançá-los.

Além disso, as análises necessárias para a montagem de um plano de marketing bem-sucedido exigem um conhecimento extenso do mercado e das características internas da empresa. Através dele, é possível identificar problemas que estejam afetando o funcionamento dos esforços de marketing e traçar planos de ação para resolvê-los.

Do desenvolvimento à ação

Para que os objetivos almejados sejam realizados, o planejamento é apenas o primeiro passo. De forma que o plano de marketing gere resultados para a empresa, é preciso que alguns fatores estejam alinhados.

O primeiro deles é o setor financeiro da empresa. Ele é responsável pela entrada e saída de capital de um negócio. Assim, é ele que vai medir se o orçamento definido para as ações de marketing será viável na situação atual da empresa.

Caso não o seja, algumas das estratégias deverão ser priorizadas e outras, deixadas de lado momentaneamente. Por isso, tenha sempre em mente o orçamento disponível para a realização das ações antes de traçar seus objetivos.

Além disso, é preciso que a equipe de marketing seja qualificada e esteja sempre em processo de qualificação. Uma boa forma de fazer isso é através de treinamentos constantes. Eles ajudam os funcionários a conhecer melhor algumas estratégias e ferramentas, e otimizá-las no dia-a-dia de forma a gerar resultados.

O desempenho das ações também deve ser sempre monitorado. Isso porque é importante entender de onde estão vindo os resultados, de forma a adequar investimentos e reestruturar estratégias. Se uma ação não está atingindo os efeitos esperados, é hora de repensar a forma como ela está sendo executada.

Diferentes abordagens

Existem diferentes maneiras de estruturar um plano de marketing. Algumas delas incluem uma divisão em etapas abrangentes, enquanto outras delimitam passos mais específicos. Seja qual for a forma de organizar o plano, algumas características não podem faltar:

Analisar o setor

A análise do setor no qual a empresa está inserida é determinante para que ela possa se posicionar no mercado de forma competitiva. Ela pode ser feita através do estudo de fatores econômicos, culturais, político-sociais, jurídicos e tecnológicos que têm influenciado o segmento em questão.

Entender como funciona a economia desse setor, quais são suas tendências e suas fraquezas pode ser um fator-chave para avaliar, também, se o investimento em novos empreendimentos é aconselhável.

Estudar os concorrentes

De forma a entender suas ameaças reais e potenciais, a empresa deverá analisar os concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Os concorrentes diretos são aqueles que oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Já os concorrentes indiretos são aqueles que oferecem produtos que podem servir como substitutos aos seus.

Assim, ao analisar os concorrentes em uma perspectiva de marketing, é essencial avaliar os fatores que lhes dão vantagem competitiva. Também deve-se entender como eles se comunicam com seu público-alvo e como se posicionam no mercado.

Todas essas características servirão como uma base, a partir da qual será possível entender como a sua empresa poderá se diferenciar e conquistar a preferência de mercado.

Conhecer o público-alvo

O entendimento do público-alvo de uma empresa e como ele se comporta é essencial para a criação de estratégias de marketing adequadas. Isso porque é através dele que a empresa poderá decidir por canais e formas de se comunicar mais acertadas.

Além disso, entender o comportamento do público-alvo permite que a empresa possa atingí-lo de formas diferentes em cada estágio do processo de decisão de compra. Uma forma interessante de fazer isso é a realização de pesquisas de mercado que mapeiam alguns aspectos importantes, como  .

Dessa maneira, ela é capaz de elaborar estratégias criativas e personalizadas, que realmente impactem um possível cliente. Uma forma interessante de compreender o público é através da realização de pesquisas de mercado.

É importante distinguir público-alvo e buyer persona. O público-alvo é uma definição mais genérica do grupo de pessoas que a empresa pretende alcançar. Já a buyer persona é uma ferramenta utilizada para especificar o público-alvo, através da criação de um cliente fictício ideal.

Entender os fatores que influenciam a empresa

Toda empresa está sujeita a fatores internos e externos que podem prejudicar seu funcionamento ou potencializar sua participação no mercado. Por isso, toda empresa deve realizar uma análise desses fatores, de forma a desenvolver algumas abordagens que poderão contribuir para a tomada de decisões.

Uma boa forma de fazer isso é através da SWOT. A  Matriz SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta que permite uma visão panorâmica e visual de diversos aspectos da empresa. Ela permite mapear, ao mesmo tempo, os fatores externos e internos, classificando-os como positivos ou negativos. 

A partir dela é possível entender os problemas que precisam ser solucionados e as características que conferem vantagem à empresa, por exemplo.

Definir a missão, a visão e os valores

A definição da identidade organizacional, isto é, da missão, visão e valores, é parte fundamental do plano de marketing. Através dela, será possível elaborar campanhas que sejam coerentes com os princípios que norteiam o funcionamento da empresa e o comportamento de seus funcionários.

Além disso, entender o propósito de existência da empresa, onde ela quer chegar e do que ela não pode abrir mão para chegar até lá são aspectos fundamentais em momentos de dificuldades. Ter motivos claros para os quais direcionar seus esforços é essencial para a motivação de equipes e construção de planos de ação.

Traçar objetivos e metas

De forma a estruturar onde se quer chegar, qualquer empresa precisará definir objetivos e metas realistas. Enquanto os objetivos são definições mais gerais de resultados que a empresa pretende alcançar, as metas são ações mais específicas que, quando cumpridas, ajudarão a empresa a atingir seus objetivos.

Uma metodologia eficiente para a escolha de metas é a SMART. De acordo com ela, é preciso traçar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, uma boa meta precisa englobar todas essas características, pois são elas que determinam a probabilidade de a meta ser efetivamente cumprida.

É importante, também, que a empresa mantenha um monitoramento regular dos objetivos e metas. Dessa maneira, ela poderá entender se eles estão sendo alcançados em seus prazos originais.

Elaborar estratégias de marketing

A elaboração das estratégias de marketing é, talvez, a etapa mais importante de qualquer plano de marketing. É ela que vai definir os canais de comunicação que deverão ser utilizados e o tipo de conteúdo que deverá ser divulgado em cada um deles.

Além disso, é através delas que os objetivos e metas serão alcançados. Por exemplo, uma empresa de e-commerce tem como meta aumentar suas vendas em 20% em um período de seis meses. Para alcançar os resultados esperados, ela deverá elaborar formas de chegar até lá, isto é, as estratégias. Ela poderia utilizar, por exemplo, cupons de descontos para clientes fiéis que estejam realizando a compra pela segunda vez. 

É preciso considerar adotar estratégias que englobem os 4P’s de marketing: produto, preço, praça e promoção. Cada um deles possui suas especificidades e é igualmente relevante para a construção de campanhas que gerem resultados.

Quer saber mais sobre a estrutura de um plano de marketing e os benefícios para o seu negócio? Entre em contato com a gente e solicite gratuitamente o seu orçamento.

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