Ayra Consultoria

Clima organizacional: entenda como ele influencia o ambiente de trabalho

O conceito de clima contempla o conjunto de fenômenos que ocorrem em um local por um longo período de tempo de forma constante. Já o de organização engloba três pontos: objetivos, pessoas e estrutura, como um grande conjunto. Assim, quando observa-se as definições reunidas cria-se uma ideia do que consiste o clima organizacional de uma empresa.

Afinal, o que é clima organizacional?

O clima organizacional é um conjunto de propriedades que moldam a percepção do ambiente de trabalho pelos seus colaboradores. Esses fatores influenciam diretamente na motivação, engajamento e comportamento dessas pessoas. De forma geral, é um indicador de satisfação dos empregados em relação às esferas que formam uma empresa. Estas incluem desde a cultura organizacional até o que acontece individualmente dentro de cada departamento.

Mas como saber sobre o clima organizacional na minha empresa?

Para identificar como está o nível de satisfação dentro da sua empresa, é importante aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional (PCO). Nela, é relevante fazer perguntas que abordam os mais diversos nichos e situações possíveis dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, questionar sobre metas, liberdade, produtividade, reconhecimento, departamentos, comunicação e engajamento é importantíssimo para a coleta de informações.

A PCO deve ser aplicada semestralmente pelo departamento ou área da sua empresa que lida diretamente com as pessoas. Sua duração não deve passar de meia hora, a fim de evitar que o público-alvo fique desanimado. Sobre o formato das respostas, é possível optar por sentenças mais livres que permitam o modelo discursivo ou por respostas objetivas que variam entre sim, não e os meio termos. O primeiro estilo gera uma reflexão mais profunda acerca do que será perguntado, porém é muito mais trabalhoso para o responsável pela coleta e análise de dados.

Dessa forma, é mais indicado que as respostas sejam limitadas para que a pesquisa seja realizada de forma mais rápida. Isso também facilita o mapeamento das respostas posteriormente.

Assim, é extremamente importante que ela seja realizada de forma anônima para evitar a captação de falsas informações provenientes de medo ou inseguranças. Consequentemente, após esses cuidados, o resultado obtido será bem próximo à real vivência dos funcionários. Através da pesquisa de clima organizacional, você terá acesso a dados e informações valiosas para sua empresa. Por meio deles, será possível identificar os principais problemas que são enfrentados constantemente. Dessa maneira, com o conhecimento maior sobre esses pontos, será cada vez mais fácil realizar planos de ação para solucionar as adversidades constatadas. Acima de tudo, o objetivo é sempre buscar elevar a qualidade de vida dos que fazem parte da sua empresa.

 

A hierarquia das necessidades humanas

Durante o estudo é indispensável levar em consideração as necessidades mais priorizadas pelas pessoas que fazem parte do ambiente pesquisado. Com isso, o psicólogo Abraham Maslow, na década de 50, definiu uma pirâmide que hierarquiza as necessidades do ser humano. Ela é utilizada até hoje no mundo da administração e da psicologia, e tem como principal objetivo estudar e determinar as melhores condições necessárias para que uma pessoa alcance o seu nível de satisfação.

Para Maslow, as necessidades de um indivíduo precisam ser atendidas de forma hierárquica. Por isso, é o formato de pirâmide ilustra o esquema. Dessa forma, para que uma pessoa alcance certo nível de satisfação, ela precisa obter sucesso em todas as sessões anteriores.
piramide de maslow e o clima organizacional
Logo, para buscar satisfação em relação ao seu reconhecimento, por exemplo, a pessoa precisa estar em harmonia com sua esfera social, de segurança e fisiológica. Todos esses aspectos influenciam diretamente em como um trabalhador vai se comportar dentro de uma organização. Por exemplo, caso ele tenha um problema no ramo social teremos um comportamento que dificulta o trabalho em grupo. Isso pode tornar esse ambiente extremamente negativo para o colaborador em questão.

Por intermédio desse esquema, se torna mais fácil e palpável saber em que área atuar mais estrategicamente a fim de sanar alguns problemas pontuais que podem estar afetando o clima da sua empresa. Além disso, vale ressaltar que é de extrema relevância sempre buscar se manter alinhado com os resultados obtidos na PCO. Trabalhar constantemente para manter uma atmosfera de trabalho positiva em diversos âmbitos, principalmente o psicológico, é essencial.

Como melhorar o clima organizacional de forma eficaz?

Após a realização da pesquisa de clima organizacional, é importante que os dados adquiridos sejam discutidos e estudados a fim de identificar os pontos negativos. Em um primeiro momento, essa análise deve ser realizada de forma estratégica, buscando identificar as questões mais pontuais que precisam ser sanadas de imediato.

Posteriormente, os problemas mais complexos que requerem planos de ação bem definidos devem ser estudados com cautela. A solução efetiva destes demanda o comprometimento de toda empresa, desde o nível estratégico até o operacional.

Agora, através do diagnóstico de clima organizacional, você consegue identificar como está a satisfação na sua empresa. A partir disso, é possível entender em que áreas atuar e como manter o bem estar dos seus funcionários. Não esqueça da importância ter todas as decisões tomadas extremamente alinhadas com a estratégia da empresa para o pleno sucesso dos planos de ação.

Gostou do conteúdo? Nós podemos te ajudar com a sua PCO! Entre em contato com a gente e veja a melhor solução para seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *