O Ipan Brasil é o Instituto de Pesquisa Avançada, centro pioneiro nas ciências da navegação e em BioMeteoFísico. Constituído em 2002, visa auxiliar de forma explicativa, eficiente e lúcida todos os fenômenos atmosféricos.
Tem como foco salientar a importância da meteorologia dentro da vida dos brasileiros, através de metodologias e tecnologias avançadas.
O DESAFIO DO CASE
Atualmente o Ipan está em fase embrionária, desenvolvendo suas plataformas (site e aplicativo) para posteriormente captar parceiros, investidores e clientes. Contudo, o Ipan busca com produto/serviço obter retornos financeiros dos investimentos realizados, tornando- se financeiramente sustentável.
A partir de uma análise dos interesses e metas, concluiu-se que um Projeto Comercial montado com estratégias de funil de vendas seria o ideal, sendo apresentado algumas ferramentas como Estratégia de Outbound. Com o objetivo de realizar o lançamento do novo produto, para fortalecer a proposta de valor do IPAN e gerar retornos financeiros, propiciando possíveis parcerias e investimentos externos.
Para isso, é imprescindível ter um nome que transpareça credibilidade e que seja uma empresa com projeção de crescimento. Assim, são necessárias algumas ações, como:
- Constância da atividade nas redes sociais, para que haja o crescimento delas possibilitando ser visualizado por uma maior quantidade de pessoas;
- Evolução das plataformas do Instituto. Focar em User Experience, ou seja, ter o foco no cliente para que ele tenha a melhor experiência no seu site e aplicativo focando em fidelização;
- Focar também em incrementar funcionalidades, com o tempo, para que atenda vários tipos de personas, atingindo outros públicos;
- Ganho de notoriedade previstos com blog, interatividade nas redes sociais e o aparecimento em mídias locais.
De modo, que ao implementar tudo que foi ofertado, seria possível captar parceiros, alcançar maior procura pelo serviço e criar uma imagem de credibilidade.
RESULTADOS
Ao finalizarmos o projeto, o Ipan conseguiu estruturar seu departamento de Marketing, alcançando mais leads para o seu aplicativo e site, possibilitando angariar novas parcerias. Além disso, o Instituto desenvolveu novas funcionalidades para suas plataformas, como foi proposto durante a execução do projeto. Assim, houve uma melhor atratividade para seus usuários, o que acarretou em um aumento de visualizações e alcance da empresa.