PFM Curso
A PFM Curso surgiu da ideia de um pai que, no meio da pandemia de Covid-19, se viu em casa com os filhos, auxiliando nos estudos. Marcelo Sarmento constatou, então, a grande defasagem antiga nos estudos das crianças em algumas matérias escolares e imaginou como muitos outros pais poderiam se encontrar na mesma situação.
Aproveitando o novo modelo remoto de aulas que surgiu durante a quarentena, necessária para conter o vírus. Naquele momento, Marcelo se empenhou na criação de um curso em formato remoto que servisse de auxílio e acompanhamento escolar para alunos. Funcionando desde o fundamental até o pré vestibular.
Os Desafios
Com o início do plano de montagem do curso, apareceram entraves com a organização e otimização dos procedimentos internos. A PFM Curso veio até a Ayra Consultoria operando com seus funcionários sem definição de cargos e a padronização de processos. Tal problema atrapalhava a produtividade das equipes que não tinham suas tarefas bem definidas e afetava os gastos totais da empresa com funcionários desalinhados com o perfil da firma.
Além disso, a gestão de projetos era limitada e os canais de comunicação com os clientes eram escassos e não otimizados, o que complicava ainda mais o contexto interno da empresa que não tinha visualização da situação geral que se encontrava.
Resultado
As soluções envolvidas com Arquitetura de Processos encontradas pela Ayra em conjunto com a PFM Curso, e os respectivos resultados gerados, foram: criação do documento de Análise e Descrição de Cargos (ADC). As macroetapas, auxiliaram no estabelecimento de quais cargos a empresa precisava. Além disso, quais os perfis de funcionários que se encaixavam com cada função e como capacitar cada posição com conhecimentos específicos da área.
Também foi definido o organograma da empresa com a hierarquia dos postos instituídos no ADC e fluxogramas que padronizaram os processos de cada área da empresa, de acordo com as funções exercidas.
Por último, foram colocadas em prática algumas ferramentas: o Whatsapp Business para a melhoria de comunicação com os clientes e o Trello para uma melhor gestão e visualização dos projetos internos e externos.
Conclusão
Todas essas etapas juntas fizeram com que a PFM Curso adquirisse autonomia e fluidez no trabalho dos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho e a organização momentânea e para futuros planos.
Além disso, as ferramentas aumentaram a atenção com os clientes, expandindo a credibilidade da empresa e, consequentemente, sua imagem no mercado dos cursos escolares.