Ayra Consultoria

Buyer Persona: tudo o que você precisa saber pra montar a sua

Imagine tentar vender um carro de última geração, todo tecnológico e sofisticado, para uma senhora de 82 anos que passa seu dia conversando com os amigos na praça perto de casa. Ou até vender um aparador de grama automático na Zona Sul carioca, onde a maioria das pessoas mora em apartamentos. Mais do que ter o melhor produto do mercado, saber para quem você vende é imprescindível para o Marketing de sua empresa. Por isso, ao se realizar um Plano de Marketing, uma das etapas cruciais é a elaboração de Buyer Personas.

Afinal, o que é Buyer Persona?

De forma clara e direta, Buyer Persona é o perfil semi fictício que representa seu consumidor ideal. Utilizado na análise do Público Alvo, essa ferramenta perfila seu público-alvo para ser representado em uma pessoa que não existe mas é baseada em pessoas que existem.

Isso possibilita uma melhor compreensão e organização das estratégias de Marketing a serem feitas. Isso acontece porque, ao observar as características que compõem essa persona, é possível entender o ambiente e as motivações que permeiam seus clientes.

O BP tem o propósito de facilitar a implementação dessas ações, visto que a criação dessas personas leva em consideração muito mais do que aspectos básicos. Perguntas como o que sua persona gosta de fazer, no que ela trabalha, qual a sua estrutura familiar são essenciais para definir melhor o perfil ideal do consumidor da empresa.

Público-alvo x Buyer Persona

O Público-Alvo de uma determinada empresa é composto por um grupo de pessoas com um perfil similar e segmentado. Sendo uma segmentação mais ampla feita a partir de pesquisas de fatores objetivos. Como, sexo, classe social, onde mora e grau de escolaridade. Dessa forma você consegue definir um grupo com semelhanças diretas.

Por outro lado, o ponto chave de uma Persona são os fatores subjetivos. Por essa razão é importante definir aspectos como, hobbie, estrutura familiar e rotina. De forma clara, a Persona é um afunilamento a partir do seu público-alvo.
Quando pensamos no Público-Alvo, o que vem a mente é algo como: homens de 25 a 35 anos, com renda mensal de cinco a sete salários, moradores da zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em contrapartida, a Buyer Persona seria: Gustavo, advogado, mora com a namorada Ana Maria em Copacabana, ganha R$6500 por mês e gosta de passear com seus dois cachorros no final de semana. Além disso, adora sair para jantar com os amigos. Se importa muito com sua saúde e, por isso, pratica remo e frequenta a academia pelo menos três vezes por semana. Entretanto apresenta um quadro de ansiedade, uma vez que vive uma vida muito agitada. Dessa maneira fica fácil entender a importância na definição de um ou mais BP para sua empresa.

Como definir sua Persona de forma eficaz?

Entenda como você quer vender seu produto ou serviço. Quem é o melhor cliente para o seu empreendimento? O valor que seu produto entrega agrega valor para quem? Responder essas perguntas é um bom caminho para começar a entender o perfil do seu cliente ideal. Assim, é possível direcionar os esforços e investimentos do marketing para ele.

Uma ferramenta muito útil no auxílio da determinação da sua Persona é o VPC (Value Proposition Canvas). Ele é responsável por entender as dores dos seus clientes e quais serão seus ganhos e suas tarefas como consumidor. Assim, você é capaz de elencar todos os pontos positivos do seu produto e direcionar seus esforços para que eles sejam os analgésicos das dores citadas acima.

Outro instrumento interessante nessa construção é o Facebook Audience Insights. Nele você consegue obter as informações de rede dos usuários. Hoje em dia não há lugar melhor para conhecer os hábitos, tanto de consumo quanto de rotina, de alguém.

E, aí, gostou das dicas e tem interesse em entender mais sobre essa ferramenta e como ela pode otimizar seus resultados? Entre em contato com a gente e marque uma reunião gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *