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Análise de mercado: qual a sua importância para novos mercados?

Você já se perguntou por qual preço deveria vender seu produto? Como atingir com mais eficiência seu público alvo? Quais as leis e tributações envoltas no processo de abrir seu novo negócio? Então, para isso que serve a análise de mercado.

O que é análise de mercado?

Análise de Mercado é a pesquisa e avaliação das principais características mercadológicas macro e micro de sua empresa. É ela a responsável por constatar padrões de sucesso que devem ser seguidos e padrões de fracasso que devem ser evitados. Ainda, sua elaboração permite uma compreensão maior das variantes que dispõem seus stakeholders, que são as partes interessadas no seu negócio. Nesse sentido, ela engloba múltiplas áreas, como:

Setor

Tem por objetivo avaliar as características do ramo de seu negócio como um todo. Para isso, são usados critérios como crescimento de mercado, desenvolvimento por região e saturação do ambiente competitivo.

Legalidade

A análise de legalidade se baseia na compreensão de todos os processos legais aplicados sobre a empresa. Por isso, deve incluir pesquisas sobre tributação, jurisdição e impostos, por exemplo.

Produto ou Serviço

A análise de produto ou serviço busca entender como sua oferta impacta no cotidiano do seu cliente. Assim, algumas perguntas devem ser respondidas: qual o valor do seu produto? o quanto ele se destaca no mercado? quais de seus atributos suprem as dores do cliente?

Público-Alvo

Analisar o público-alvo é computar as definições e características principais de seu “cliente-foco”. Algumas delas incluem faixa etária, contato com as mídias, poder aquisitivo, entre outros. Além disso, é nesse momento que a ferramenta buyer persona é utilizada.

Concorrentes

Entende as características de destaque entre outras empresas do ramo e assimila formas de sucesso ou de diferenciação entre elas. Para realizá-la, é preciso se atentar a algumas características, como estrutura de processos, preço de produtos e atendimento ao cliente.

Parcerias e Fornecedores

A análise de parcerias e fornecedores proporciona um melhor entendimento sobre atuais e possíveis atuantes nessa área, bem como cada um agrega no funcionamento da sua empresa. Por isso, é importante considerar  áreas como transporte de mercadorias, processos terceirizados e fornecimento de matéria prima.

E qual é, afinal, a importância da análise de mercado para novos negócios?

Ao se iniciar um negócio, é comum encontrar dificuldades para sua inserção, como dúvidas sobre os processos de legalidade necessários para registrar uma marca, por exemplo. Nesse sentido, a análise de mercado é importante para que seja possível entender com mais profundidade o ambiente externo que a instituição se encontra. Isso reflete na compreensão das atitudes e ações a se tomar, bem como nas adaptações do negócio às exigências e culturas do mercado.  Assim, cada etapa de seu processo possui não uma ação como seu final, mas sim o conhecimento para essa ação.

A partir, então, da análise de setor, é possível mensurar metas a se alcançar que sejam realistas e objetivas, por exemplo. Pós análise de legalidade, por sua vez, tem-se consciência sobre os processos legais necessários para os negócios, podendo, assim, organizá-los e realiza-los. Em seguida, ao elaborar a análise de produto ou serviço, o conhecimento adquirido permitirá você a compreender as motivações envoltas na compra do seu produto, bem como a melhor forma de vendê-lo.

Por assim, temos com a análise de público alvo a definição de seu comprador. Dessa forma, ela permite direcionar suas estratégias a esse nicho especificamente. Ainda, ao elaborar a análise de concorrentes, você possuirá o catálogo de ações positivas e negativas aplicadas no mercado, sabendo como e quando se diferenciar. Por fim, a análise de parcerias e fornecedores lhe direcionará aos contatos que, a partir da relação do negócio, poderão te agregar valor.

E ai, ficou curioso quanto o contexto de mercado que sua empresa está ou será inserida? Tem dúvidas se está usufruindo da melhor forma possível? Entre em contato com a gente e solicite uma reunião de diagnóstico gratuita. Podemos te ajudar a entender como seu mercado anda.

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