Gestão financeira e as estratégias da empresa

Gestão financeira e as estratégias da empresa

A gestão financeira em seu negócio é um aspecto indispensável para o sucesso das empresas de todos os segmentos,  inclusive as juniores. Ela envolve o planejamento, o controle e a análise dos recursos financeiros da organização, garantindo uma visão clara e precisa das finanças. Isso é primordial para a manutenção e acompanhamento da saúde financeira da mesma.

Assim, por meio da gestão financeira, é possível controlar o fluxo de caixa, gerir despesas e receitas, acompanhar indicadores financeiros e elaborar estratégias para o uso inteligente dos recursos disponíveis. Além disso, a gestão financeira dá uma base para o planejamento futuro, identificando oportunidades de investimento e antecipando desafios, por exemplo.

Como gerir sua empresa

Para auxiliar nessa tarefa, existem diversas ferramentas. Por exemplo o Conta Azul, um ERP de gestão financeira que centraliza as informações em um único lugar. Essa centralização facilita o acesso rápido e fácil às informações necessárias, proporcionando uma melhora na tomada de decisões.

Além disso, plataformas de gestão automatizam diversas tarefas administrativas, como a conciliação bancária e de pagamentos, poupando tempo dos membros do time. Outras funções como o fluxo de caixa diário, a gestão de contas a pagar e receber e a geração de relatórios são ferramentas dessas plataformas muito relevantes.

Ilustrar gráficos e análise de gestão financeira

Gestão financeira x contabilidade integrada

Apesar das diversas vantagens do ERP financeiro, é imprescindível atentar-se à parte voltada à contabilidade do negócio, já que há uma diferenciação entre gestão financeira e contábil.  Por essa razão, muitas vezes uma plataforma vai ser limitada, não atendendo a todas as demandas administrativas financeiras de uma empresa, e sua escolha deve ser feita da melhor forma possível, para garantir uma otimização dos processos. Algumas das principais plataformas, além do Conta Azul, são o Bling, que também faz gestão de estoque, e o Nibo, que por sua vez é mais voltado à contabilidade. Os valores de suas assinaturas variam. Sendo assim, sua escolha depende do tamanho da empresa e das necessidades específicas. Portanto, é crucial se faça uma análise criteriosa de suas exigências antes de escolher a plataforma mais adequada.

Está com dificuldade de gerenciar suas finanças ? Ficou com vontade de aprender mais técnicas e estratégias para conseguir gerir seu negócio da melhor maneira possível? Contate a Ayra Consultoria e faça seu diagnóstico gratuito!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros