Jobs to be Done: o que são e como identificar

Jobs to be Done: o que são e como identificar

O Jobs to be Done é uma metodologia que se enquadra frequentemente como um subtópico das abordagens de Design Thinking. Seu objetivo principal é compreender as necessidades e desejos dos clientes, a partir da perspectiva deles, e identificar o que eles esperam alcançar ao utilizar um determinado produto ou serviço. Ao aplicar essa metodologia, é possível obter informações sobre os hábitos dos clientes e utilizar esses insights para desenvolver estratégias de vendas mais eficazes e direcionadas. O foco está em entender o contexto em que o cliente se encontra e quais são seus objetivos, para oferecer soluções que realmente atendam às suas necessidades e agreguem valor à experiência.

 

Como eles se definem?

De modo geral, essa metodologia subdivide os desejos dos clientes em 3 categorias:

  • Funcionais: Primeiramente, o produto ou serviço alcança objetivos “concretos” e geralmente está associado aos ganhos diretos obtidos com ele. (Ex: alimentar-se em um fast food)
  • Sociais: Além disso, aqueles voltados a como o produto ou serviço impacta o cliente socialmente e em como terceiros o percebm. (ex: marketing verde possibilitado pela contratação de painéis solares)
  • Emocionais: Finalizando, seriam relativos a como o cliente reage com a obtenção do produto ou serviço (ex: autoestima por uma roupa que o cliente gostou)

Como mapear e captar os Jobs?

Para identificar os Jobs to be Done de forma assertiva, é recomendado realizar pesquisas de mercado direcionadas ao público-alvo que se pretende atingir (dá p botar o link do outro texto q fiz sobre pesquisa de publico alvo? falei disso la tb). Dessa maneira, essas pesquisas ajudam a compreender as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao produto ou serviço. Além disso, é importante analisar informações obtidas com estudos setoriais, concorrentes e tendências do mercado onde se está inserido. Assim, essa análise pode fornecer insights valiosos para mapear os desejos e anseios do público-alvo. Dessa forma, ao combinar os resultados das pesquisas com a análise de mercado, é possível obter uma compreensão dos Jobs e desenvolver estratégias assertivas.

O que a construção e mapeamento dos Jobs permite?

Com a definição clara dos Jobs to be Done do produto ou serviço, a empresa pode identificar o seu público-alvo ideal e como atendê-lo de forma mais eficaz. Isso também possibilita avaliar como o produto ou serviço se posiciona em relação aos concorrentes, tanto diretos quanto indiretos, em termos de satisfação dos clientes. Além disso, a compreensão dos Jobs to be Done auxilia na construção detalhada da jornada do cliente ao longo do ciclo de vendas, permitindo o mapeamento preciso de possíveis gargalos e pontos de melhoria. Dessa forma, a empresa pode direcionar seus esforços para aprimorar a experiência do cliente e garantir a sua plena satisfação.

Análise de Público-Alvo na Ayra Consultoria

Em nossos projetos, temos a capacidade de desenvolver não apenas os Jobs to be Done do seu produto ou serviço, mas também as características do seu público-alvo desejado e como sua solução atende a essas necessidades, traçando estratégias com base nessas informações. Caso tenha se interessado, entre em contato com nossa equipe de especialistas e agende já o seu diagnóstico gratuito! Estamos prontos para ajudá-lo a impulsionar o seu negócio.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um