Como o Pix Empresarial pode ajudar sua empresa

Como o Pix Empresarial pode ajudar sua empresa

 

O sistema de PIX vem revolucionando os métodos de pagamento do mercado brasileiro desde novembro de 2020, quando foi proposto pelo Banco Central. Em cerca de 4 meses, esse meio já era cinco vezes maior em movimentações que seu antecessor, o TED, com aproximadamente 286 mi já realizadas. Apesar das transferências de maior valor terem sido efetuadas em TED, dada a conservadora desconfiança de um novo método, em geral relacionado a transações B2B, as feitas pelo PIX representam 81,8% do valor movimentado pelo mercado P2P, revelando o sucesso do sistema para os brasileiros e como essa ferramenta pode ajudar também a sua empresa.

Além disso, esse meio de pagamento já se mostrou tendência para as novas gerações, visto que hoje, em 2022, ele é aceito e utilizado quase integralmente pelos jovens e por mais da maioria da população do Brasil. No entanto, mesmo com a aprovação popular e com a segurança derivada do tempo, muitas empresas ainda preferem utilizar o TED, frequentemente pagando taxas sob o capital transacionado, a se adequar a nova forma de pagamento, melhor em velocidade, disposição e valor.

Portanto, visando auxiliar essas empresas no uso do PIX, a Ayra Consultoria separou alguns tópicos explicando melhor sobre o assunto:

O que é PIX?

O PIX é um serviço oferecido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), com o objetivo de otimizar transações financeiras. Por ser operado diretamente pelo Bacen, é gratuito e representa um meio seguro de movimentar capital, além de ser evidentemente mais rápido, durando até, no máximo, dez segundos por operação, num esquema 24/73, independente de feriados. Seu fim é agilizar transferências bancárias, pagamento de contas, recolhimento de certos tributos e até mesmo dispor uma vantagem econômica doméstica frente ao cenário internacional.

Como funciona?

As empresas utilizam o PIX da seguinte maneira:

1. Declaração de intenção de uso do PIX na conta bancária

2. Criação das chaves do PIX (Pode ser e-mail, número de celular, CNPJ ou um código de números ou caracteres aleatórios gerados pelo próprio aplicativo)

. Não é necessário ter uma chave apenas. Entretanto, só pode haver até 20 chaves por conta para Pessoa Jurídica (PJ).

. É a partir da chave que as realizações de PIX poderão ser realizadas para a empresa. Ela tem a função de identificar cada conta bancária e, portanto, mesmo que seja a mesma empresa, ela não pode ser repetida em instituições bancárias diferentes. Assim, não é possível uma empresa, que tem conta no banco X e no banco Y, ter a mesma chave PIX, o CNPJ por exemplo, para as duas instituições.

Dessa forma, já ocorrerão as transações em PIX. Havendo a chave da entidade caso pretenda transferir ou se a outra entidade possuir a chave da empresa, se receber, as tranferências ocorrerão.

Ele pode também ser operado via QR Code, necessitando de um aparelho para ler o código e pagar ou para gerar o código e receber.

 

Vantagens:

Em relação ao TED e o DOC

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), é uma transação financeira mediada4 por uma instituição bancária. Daí, a princípio, já há uma limitação de disponibilidade, visto que o PIX não está sujeito ao horário comercial, como as instituições financeiras estão. Ademais, como o PIX não passa pela intermediação da bancária e é movimentado diretamente dentro do Bacen, ele representa uma otimização de tempo, bastante rentável no mundo dos negócios, onde tempo é dinheiro.

Em termos práticos, enquanto o PIX é liberado para o receptor dez segundos após o emissor permitir a transação, o TED depende de horário, pois caso a movimentação seja feita após às 17h, o capital só será recebido no dia seguinte, além de variar sua disposição conforme os dias da semana, pois não é operante no sábado nem no domingo. Ademais, é frequente que as transações via TED estejam sujeitas a taxas, inexistentes no PIX.

Já o Documento de Ordem de Crédito (DOC), a situação é ainda mais divergente. Uma instituição financeira intermedia esse método, que leva de um dois até dias úteis para se realizar. Para piorar o cenário, o valor máximo de transação não supera cinco mil reais. Nesse caso, as vantagens do PIX são transparentes.

Agilidade na compensação

Esse é o meio mais rápido para recebimento de capital. Por meio do PIX é possível receber o capital em até dez segundos, o que é uma vantagem desde o varejista até grandes empresas de prestação de serviços ou mesmo centros de saúde e escritórios, uma vez que quanto antes o pagamento for realizado, mais cedo o estoque será liberado ou o serviço será prestado.

Vantagem competitiva

A empresa que adequa o PIX em seus métodos de pagamento e recebimento está um passo à frente da concorrência, já que, primeiro, essa é a forma preferida pelos brasileiros (Pessoa Física), e, segundo, porque poupa tempo a longo prazo até mesmo capital (por ser livre de taxas) daquele que o utiliza.

Sem custo adicional

O PIX é livre de taxas, tanto para quem cobra quanto para quem paga. Por não possuir o mediador bancário, como no pagamento da taxa de juros nas compras à crédito, esse capital derivado excedente (o juros) é inexistente. Logo, essa ausência de custo reflete uma independência maior da instituição financeira e numa rentabilidade melhor do capital investido no produto ou serviço, visto que a taxa que antes era considerada no preço do bem agora é apartado.

Assim, é possível concluir que o PIX é atrativo tanto para empresa quanto para os clientes, trabalhe ela no mercado B2B, B2P ou mesmo B2G. Isso se deve ao fato de novembro de 2020, o Bacen ter elaborado um sistema de pagamento ágil, seguro e gratuito, deixando as alternativas retrógradas. Hoje, aceitar o PIX não é apenas assumir uma vantagem comercial, é se adequar a modernidade.

Se o seu negócio estiver tendo dificuldade para se organizar financeiramente e você quer entender como pode organizar melhor suas entradas e saídas, entre em contato com o time da Ayra Consultoria e encontre soluções eficazes que irão facilitar a tomada de decisão no seu dia a dia.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros