Qual o significado de ESG?

Qual o significado de ESG?

O significado de ESG é recorrente por aqui em nosso blog. Anteriormente, conversamos sobre ‘Como Desenvolver a Responsabilidade Social’, sobre o quanto esse tema é importante no Brasil e pode trazer benefícios para empresas e mencionamos. Nesse momento, pretendemos explicar o significado de ESG, o que representa, origensimportância e benefícios no mundo de negócios. Além de, com alguma sorte, convencer você empreendedor a impactar positivamente a sua sociedade.

 

O significado do conceito ESG

Primeiramente, o significado de ESG é: E de Environmental (em português, Ambiental), S de Social e G de Governança. Ou seja, é a preocupação com os efeitos empresariais na sustentabilidade, justiça social e tomada de decisão. O termo surgiu em uma publicação do Pacto Global, uma iniciativa da ONU. Criada com o objetivo de chamar as corporações mundiais para desenvolverem soluções para os desafios da sociedade.

Significado de ESG

Enretanto, os efeitos da iniciativa não são só filantrópicos: não só clientes, mas também os investidores levam tais fatores em consideração nas suas decisões de investimento. Por isso, ao seguir a cartilha ESG representa uma melhor reputação, maior resiliência em meio à incertezas e maior percepção de valor dos produtos por clientes.

Dessa maneira, a tendência se mostra à disposição da B3 (a bolsa de valores brasileira) e do BTG Pactual (o maior banco de investimentos da América Latina) de criar índices baseados nos critérios mencionados no ESG. Ademais, ESG captou R$ 2,5 bilhões em 2020, em um levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset. Porém, a preocupação com as mazelas sociais não trazem benefícios somente para grandes empresas, mas também para pequenas e médias. Tal atitude, diminui os riscos com problemas jurídicos e trabalhistas, fraudes, corrupção, atrair e fidelizar clientes com produtos mais sustentáveis. E, também diminui custos com energia e água, aumentando a valorização da marca e seus lucros no médio e longo prazo.

Agora que estabelecemos que a preocupação com estes problemas traz benefício não só para a sociedade, mas também para os negócios, como podemos aplicar a cartilha ESG?

 

Diretrizes para o ESG

Como visto anteriormente, o ESG é sobre os resultados positivos e negativos da empresa na sociedade, maximizando aqueles e minimizando estes. E quais são as diretrizes que sua empresa deve seguir? Podemos começar com 2 simples perguntas:

  • A empresa está em conformidade com os Dez Princípios do Pacto Global?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas propôs uma agenda de desenvolvimento sustentável a ser cumprida por todos os agentes da sociedade. Seu foco principal é em governos e o setor privado, dado seus poderes políticos e econômicos. Sendo assim, discute sobre temas como desigualdade, justiça, meio ambiente, trabalho, entre outros a serem alcançados até 2030. Os objetivos e suas descrições, na íntegra, podem ser consultados aqui.

Diretrizes ESG

Lembrando que é importante a empresa não só evitar ferir tais preceitos, mas também tomar ações para disseminar e apoiar a luta contra tais problemas sociais, mostrando a preocupação não só com o bem estar próprio ou do negócio, mas do planeta e seus habitantes como um todo.

 

Conclusão

Este texto é o primeiro de uma série de conteúdos trazidos pelo Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Ayra Consultoria, criado com o objetivo de trazer conhecimento e inovação na área para a empresa e para o público. Nosso objetivo é desenvolver a conscientização e cumprir nossa missão de formar lideranças empreendedoras por meio de projetos que desenvolvem a sociedade. Continue nos acompanhando para mais conteúdo sobre empreendedorismo, responsabilidade social e muitos outros temas!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um