Qual o significado de ESG?
O significado de ESG é recorrente por aqui em nosso blog. Anteriormente, conversamos sobre ‘Como Desenvolver a Responsabilidade Social’, sobre o quanto esse tema é importante no Brasil e pode trazer benefícios para empresas e mencionamos. Nesse momento, pretendemos explicar o significado de ESG, o que representa, origens, importância e benefícios no mundo de negócios. Além de, com alguma sorte, convencer você empreendedor a impactar positivamente a sua sociedade.
O significado do conceito ESG
Primeiramente, o significado de ESG é: E de Environmental (em português, Ambiental), S de Social e G de Governança. Ou seja, é a preocupação com os efeitos empresariais na sustentabilidade, justiça social e tomada de decisão. O termo surgiu em uma publicação do Pacto Global, uma iniciativa da ONU. Criada com o objetivo de chamar as corporações mundiais para desenvolverem soluções para os desafios da sociedade.
Enretanto, os efeitos da iniciativa não são só filantrópicos: não só clientes, mas também os investidores levam tais fatores em consideração nas suas decisões de investimento. Por isso, ao seguir a cartilha ESG representa uma melhor reputação, maior resiliência em meio à incertezas e maior percepção de valor dos produtos por clientes.
Dessa maneira, a tendência se mostra à disposição da B3 (a bolsa de valores brasileira) e do BTG Pactual (o maior banco de investimentos da América Latina) de criar índices baseados nos critérios mencionados no ESG. Ademais, ESG captou R$ 2,5 bilhões em 2020, em um levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset. Porém, a preocupação com as mazelas sociais não trazem benefícios somente para grandes empresas, mas também para pequenas e médias. Tal atitude, diminui os riscos com problemas jurídicos e trabalhistas, fraudes, corrupção, atrair e fidelizar clientes com produtos mais sustentáveis. E, também diminui custos com energia e água, aumentando a valorização da marca e seus lucros no médio e longo prazo.
Agora que estabelecemos que a preocupação com estes problemas traz benefício não só para a sociedade, mas também para os negócios, como podemos aplicar a cartilha ESG?
Diretrizes para o ESG
Como visto anteriormente, o ESG é sobre os resultados positivos e negativos da empresa na sociedade, maximizando aqueles e minimizando estes. E quais são as diretrizes que sua empresa deve seguir? Podemos começar com 2 simples perguntas:
- A empresa está em conformidade com os Dez Princípios do Pacto Global?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas propôs uma agenda de desenvolvimento sustentável a ser cumprida por todos os agentes da sociedade. Seu foco principal é em governos e o setor privado, dado seus poderes políticos e econômicos. Sendo assim, discute sobre temas como desigualdade, justiça, meio ambiente, trabalho, entre outros a serem alcançados até 2030. Os objetivos e suas descrições, na íntegra, podem ser consultados aqui.
Lembrando que é importante a empresa não só evitar ferir tais preceitos, mas também tomar ações para disseminar e apoiar a luta contra tais problemas sociais, mostrando a preocupação não só com o bem estar próprio ou do negócio, mas do planeta e seus habitantes como um todo.
Conclusão
Este texto é o primeiro de uma série de conteúdos trazidos pelo Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Ayra Consultoria, criado com o objetivo de trazer conhecimento e inovação na área para a empresa e para o público. Nosso objetivo é desenvolver a conscientização e cumprir nossa missão de formar lideranças empreendedoras por meio de projetos que desenvolvem a sociedade. Continue nos acompanhando para mais conteúdo sobre empreendedorismo, responsabilidade social e muitos outros temas!