Descubra os Tipos de Tendência do Mercado

A Análise de Tendências é o estudo da mudanças que ocorrem nas preferências da sociedade, o que pode implicar em novos desejos e valores. É sobre estudar o histórico e o momento presente do setor, do mercado e empresas similares a fim de entender padrões do funcionamento de consumo do público. Ao entender as oscilações do mercado, é possível compreender quais aspectos vêm crescendo e podem ser tendências que vão impactar o projeto a ser desenvolvido. É de suma importância entender as tendências sociais, micro e macro ambientais, culturais e tecnológicas. 

Porém, o mais importante, é saber filtrar as pesquisas feitas e compreender como podem impactar e moldar o projeto e o seu negócio. É sobre reconhecer tendências consistentes ou aspectos que possam ser aplicados à elaboração da estratégia que vai diferenciar o seu negócio. Uma vez que existem modismos ou tendências passageiras, conhecidas como “febres”, podem ser usadas como estratégia de curto prazo para aproveitar a movimentação do mercado. No entanto, podem significar um investimento demasiado em algo que trará pouco retorno à médio e longo prazo e tendências que são movimentações de mercado mais relevantes e de maior impacto ao longo dos anos. Dessa forma, também se mostra importante categorizar, bem como filtrar as pesquisas de acordo com o impacto e a vigência temporal que terão para determinar se vale o investimento de modificar aspectos do negócio.

Para pesquisar tendências é importante realizar intensa e assertiva procura por:

  • reportagens, artigos sobre as movimentações, tendências do mercado e do setor específico; 
  • observar como os concorrentes agem; 
  • acompanhar e obter insights do comportamento do público-alvo;
  • estar atento ao que influenciadores e pesquisadores do setor estão produzindo; 
  • observar grupos sociais; 
  • pensar em mudanças de necessidade; 
  • pesquisar eventos importantes; 
  • verificar informações publicadas em sites oficiais do governo, associações e sindicatos; 
  • pesquisar por análises demográficas, socioeconômicas e utilizar as ferramentas digitais de pesquisa como Analytics, Keyword Planner, Google Trends. É importante observar que as ferramentas digitais trazem resultados que variam de acordo com o que se pesquisa. 

Em um cenário de mercado altamente mutável e competitivo, obter vantagem a partir da correta utilização da informação passa a ser uma prioridade das empresas. Nesse contexto, a análise dos tipos de dados citados e a tentativa de antever o comportamento do consumidor são desenvolvidos para se adaptar e melhor se colocar no mercado. O objetivo é compreender as mudanças do mercado, incluir tais aspectos na montagem da estratégia, como também no plano de ação para sempre se manter atualizado e, até mesmo, pioneiro frente ao mercado.

Ao escolher não se atualizar e analisar constantemente as tendências do mercado, o negócio pode correr o risco de ficar defasado e ser ultrapassado por novos tipos de produtos e serviços que venham a surgir sem ter a chance de inovar para se adaptar a esse ambiente. Temos como exemplo a Kodak, uma das maiores empresas de fotografia do mundo que entrou com pedido de falência em 2012 por não estarem atentos aos novos modelos de negócio voltados ao digital que estavam surgindo como tendência de mercado na época.

Dessa forma, fica evidente como é crucial entender as movimentações do mercado e as mudanças de preferência do seu público para criar produtos e serviços com uma melhor aceitação no mercado. Além de poder se preparar para as mudanças do seu setor e elaborar cuidadosamente estratégias para aumentar presença no mercado e campanhas de marketing que acompanhem as novas tendências, ao invés de somente reagir às inovações muito tempo depois que já se tornou obsoleto no mercado.

No entanto, é preciso analisar tais informações acerca do rumo que o mercado está tomando de maneira crítica. Nesse contexto, surgem dois pontos de atenção: filtrar as tendências identificadas e aplicar efetivamente estratégias para aproveitar tendências. Primeiramente, não se é possível absorver todas as tendências para o seu negócio. É preciso filtrar quais tendências são mais relevantes, quais terão maior duração e impacto e quais podem ser efetivamente implementadas por você. O que nos leva para o segundo ponto de atenção: não basta somente que se pesquise acerca das tendências, é preciso implementá-las em alguns aspectos do negócio para que a inovação seja efetiva e o seu negócio não se torne obsoleto. Dessa forma, construa uma rotina para a empresa que inclua a pesquisa periódica e direcionadas por tendências relevantes no mercado, mas, também, a elaboração de planos de ação para inovação e implementação de tendências dentro da empresa.

tendências

Como buscar dados para analisar as tendências? 

Uma das mais famosas ferramentas é o Google Trends, que pode ser acessado de forma ilimitada e gratuita através do Google. A plataforma possibilita visualizar o interesse por termos de acordo com o histórico de busca no Google, segmentando por região e espaço de tempo. Além disso, também possibilita observar assuntos relacionados que também estão estão em alta nas buscas na internet.

Google Trends
Google Trends

Porém, faz-se necessário analisar de forma mais ampla a atuação do mercado e as inovações que vem surgindo, o que vai além de observar somente as tendências relacionadas a uma palavra ou assunto específico. Pois, às vezes, é possível encontrar inovações aplicáveis ao negócio em questão que não são vistas ainda de forma clara pelo segmento regional e setorial de atuação do negócio ao analisar o mercado e as tendências sociais como um todo. Um dos passos para que se consiga prever e identificar tais tendências é a “desk research”, ou levantamento de material em pesquisa, que pode ser realizada em sites como:

IBGE

Banco Mundial

Base de Dados

Dados.gov

ONU

Google Trends

IPEA

Google Keyword Planner

Open Data Impact Map

Google Public Data Explorer

BBC

G1

Forbes

Carta Capital

Veja

CanalTech

Gizmodo Brasil

AAA Inovação

ACE

Facebook Audience Insights

Think With Google

TrendHunter

Trendwatching

YouTube Insights

Spotify Insights

SciELO

Mckinsey

Deloitte

Accenture

PwC

Business Insider

Euromonitor

Jusbrasil

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