Posicionamento de marca durante períodos de crise

Se você está lendo esse texto, já tem em mente a importância de ter sua empresa presente nas mídias ou em qualquer outro formato que se comunique com seu público. Isso é ótimo! Entretanto, não basta estar ativo e não saber como se relacionar em momentos específicos e cruciais (que podem definir o rumo do seu negócio). Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre posicionamento de marca durante períodos de crise.

O que é?

Posicionamento de marca nada mais é do que uma estratégia de marketing que visa deixar sua empresa na mente do consumidor. Todo esse processo tem como alguns objetivos se destacar da concorrência e moldar a forma que seus clientes veem a sua marca. Basicamente é mostrar para o que veio, para quem importa!

Lembrando que para um posicionamento de marca consistente tem alguns pilares que você deve saber, como:

– Ter a Buyer Persona bem definida;

– O que o seu produto/serviço entrega de positivo?

– Qual é o diferencial que você oferece?

– Como você quer que vejam sua marca?

Você pode se aprofundar ainda mais no último tópico sabendo um pouco mais sobre identidade organizacional, tom de voz, brand persona e outros conceitos de branding.

O que fazer?

A principal meta quando o assunto é posicionamento de marca é se manter ativo. Não deixe seu negócio cair no esquecimento! Mas isso deve ser feito da maneira correta, seguindo sempre os valores da empresa e de uma forma que agrade seu público.

É importante ter em mente que ser uma marca presente nas mídias favorece sua empresa uma vez que te mostra as inovações do mercado, novidades do setor, o que estão falando sobre seus concorrentes, o que estão falando sobre você e por aí vai. São inúmeras as possibilidades. Porém, não basta postar apenas aquele mesmo conteúdo institucional de sempre: é preciso de fato se POSICIONAR.

Quando algum assunto ou acontecimento marcante vem à tona, é preciso falar! Uma vez que esse posicionamento é feito da maneira correta, os frutos serão promissores. Sendo assim, vamos listar aqui algumas dicas para te ajudar nesse processo.

– Descubra Pontos de Oportunidade

Analise bem a situação de forma que você consiga enxergar pontos de oportunidade. Ou seja, veja de que forma o produto ou serviço prestado pela sua empresa pode ser útil nesse momento.

Por exemplo, a atual pandemia do Coronavírus fez com que a quarentena fosse implementada no país. Assim, o home office veio com tudo! Essa era uma forma de trabalho que não era tão comum como nos dias de hoje e, com isso, poucas pessoas sabiam como funcionaria de forma eficaz. Essa reviravolta fez com que inúmeras empresas aderissem à plataformas de reunião ou encontros online, que antes, eram desconsideradas. Ou seja, aplicativos como Zoom, Google Meet, Hangouts entre inúmeros outros, ganharam posição de destaque no cotidiano de muitos.

– Marque presença

Durante períodos de crise, o desespero tende a se tornar recorrente na vida das pessoas. Sendo assim, qualquer ajuda é válida! Qualquer tipo de saber que você tenha pode ajudar tanto a sua empresa como as pessoas que usufruírem desse conteúdo. Uma vez que você mostra o que sabe a fim de ajudar, além de ganhar visibilidade, você ganha a oportunidade de mostrar seu potencial.

Um bom exemplo são profissionais da área da saúde, porém voltados para exercícios físicos. Estamos falando de personal trainers ou professores de educação física. É difícil um profissional dessa área ter grande potencial de reconhecimento, mas agora, durante a crise do Coronavírus, muitos vem divulgando treinos para serem feitos em casa, hábitos saudáveis etc. Com isso, além da visibilidade crescer em exponencial, eles já mostraram seu potencial se forma simples e barata!

– Inove

Durante períodos de crise é preciso se reinventar para se adaptar. Novas redes sociais surgem o tempo todo assim como atualizações nas plataformas já existentes. É interessante que sua empresa experimente diferentes meios e formatos a fim de inovar! Além da inovação promover interesse pode ser uma ótima opção para transmitir determinado conteúdo. É importante lembrar que as respostas dos seus consumidores diante das suas inovações são cruciais para saber se você deve aderir ou não a determinada novidade.

As lives, por exemplo, são um formato de comunicação inovador e que está super em alta atualmente. Esse modelo é muito amplo, porque atende desde o entretenimento até o meio profissional. Nesse contexto, as lives são uma opção para promover interação e transparecer certa proximidade por se tratar de uma comunicação ao vivo.

Além das lives, existe também o chamado IGTV. Esse formato permite que você poste em seu perfil vídeos maiores (mais de 1 minuto). O IGTV, por sua vez, da abertura para você detalhar melhor alguma informação, se estender em algum assunto.

Enfim, esses foram alguns exemplos de formatos mas existem vários outros! Experimente também levar sua marca para outras plataformas como LinkedIn, Facebook, Instagram etc.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para que a sua empresa saiba mais sobre a melhor forma de se posicionar durante períodos de crise. Lembre-se que você já deve ter seu posicionamento de marca consolidado para a melhor execução das dicas deixadas no texto. Caso esteja precisando de um plano de marketing consolidado para o seu negócio, entre em contato com a gente e peça um diagnóstico gratuito! Acompanhe também nossas redes sociais para se manter antenado nas atualizações do mercado e ver assim que tiver post novo no Blog da Ayra!

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