Pesquisa de Mercado: Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado eficiente

Você não consegue identificar qual púbico é o seu consumidor? Tem muitos concorrentes e não sabe como se destacar? Sente que está perdendo suas vendas? A pesquisa de mercado é uma maneira simples de ajudar a solucionar seu problema.

Se você está perdendo suas vendas e deseja aumentá-las, saiba 8 maneiras para já colocar em prática

Fazer uma pesquisa de mercado é de extrema ajuda para qualquer empresa. Apesar de levar um tempo para conseguir obter todas as respostas, é simples de se fazer e de se entender. O ponto crucial é você identificar antes da realização da pesquisa qual é o seu objetivo através dela.
Imagine que você queira abrir um negócio e não consegue estabelecer preços para os seus produtos. Ou que você está tendo quedas em suas vendas e não consegue identificar o problema. Ou até mesmo esteja tendo bons resultados, mas quer aumentar suas metas e agregar maior valor ao seu negócio. Uma pesquisa de mercado eficiente pode ser uma saída para todas essas questões

Como Funciona?

Após identificar seu objetivo ou problema, você deverá pensar quais informações você precisa, para criar perguntas em cima.
Por exemplo, se você não sabe quem é seu público-alvo, uma pergunta fundamental para sua pesquisa é qual a faixa etária dos seus consumidores. Dessa forma, você deverá mapear bem quais são suas dúvidas relacionadas ao objetivo, para que não fique faltando a resposta de nenhuma.
Depois, é preciso analisar como será a abordagem da pesquisa. Atualmente muitas são realizadas por formulários online, já que é de fácil alcance e requer menos tempo e custos. Mas, dependendo da sua necessidade, pode ser que realizar presencialmente seja a melhor opção.

 

Quais são os tipos de pesquisa?

Para ajudar a entender qual o seu problema, existem algumas pesquisas já montadas, divididas por temas. Veja qual se encaixa mais com a necessidade de seu negócio:

 

Pesquisa de satisfação

Você tem um bom número de vendas, mas não consegue fidelizar seus clientes? Essa situação certamente é reflexo de algum problema existente na sua empresa, visto que o consumidor que possui uma experiência positiva tenderá a voltar mais vezes.
Mas como saber qual é o problema? Nesses casos, a melhor solução é ouvir o próprio cliente, de maneira a entender quais são suas dores e necessidades. Pedir para que conte como foi sua experiência, uma avaliação de 1 a 5 e pedir feedbacks são bons pontos a serem colocados na pesquisa.

 

Perfil do consumidor

Entender o seu consumidor é um ponto importante para aumentar suas vendas. Avaliar, por exemplo, qual é o hábito de consumo dele poderá ajudar a alcançá-lo.
Quais as redes sociais que utilizam? Costumam fazer compras por site ou ir até o estabelecimento? Qual o diferencial que procurar?
Essas perguntas irão dizer quem seus clientes e assim saberá como agir em seu negócio.

Imagem da marca

Qual é a primeira coisa que você quer que associem à sua marca? Pode ser um slogan, qualidade dos produtos ou preço abaixo do mercado.
Não importa qual seja, desde que esse diferencial agregue valor ao negócio. Mas e se a primeira ideia do público for algo negativo, como mau atendimento ou falta de confiabilidade?
Pesquisar sobre a imagem de sua marca, o que as pessoas pensam e dizem sobre ela reflete diretamente no seu Marketing. Sabendo exatamente como seu negócio é visto, você conseguirá descobrir quais são seus problemas internos – caso tenha uma imagem negativa – ou novas ideias de quais são seus pontos positivos para o público, podendo investir a divulgação a cima disso.

 

Análise de concorrentes

Analisar quais são seus concorrentes – podendo ser aqueles que possuem o mesmo negócio com o seu ou que seja muito parecido – pode trazer uma série de informações relevantes.
Você pode analisar quais são as dores do seu concorrente, para investir em suas fraquezas e tornar seu negócio um destaque no mercado. É possível também mapear quais são os acertos de seus concorrentes, a fim de servir como modelo de melhorias para o seu negócio.
Se portar como um cliente oculto pode ser uma boa opção para realizar a pesquisa, pois conseguirá retirar informações preciosas de seus concorrentes, diferentemente se a pesquisa fosse feita através de sua empresa.

 

E como fazer a pesquisa? Através da internet ou pessoalmente?

Como dito anteriormente, o último passo é decidir qual será a forma de abordagem para a pesquisa de mercado.
Realizar uma pesquisa online traz como benefícios um maior número de respostas em um menor tempo, além de não gerar custos, visto que existem plataformas gratuitas.
Porém, há momentos em que um maior contato é decisivo para sua pesquisa, dependendo de como o público-alvo interage melhor e quais sejam suas dúvidas.

 

Ferramentas On-line

Caso você decida fazer sua pesquisa de mercado pela internet, essas são duas sugestões de ferramentas que pode utilizar:

 

Google Forms

Sendo muito prático, através do Google Forms você pode criar um formulário rápido, com personalização de perguntas, temas e cores, podendo até mesmo colocar seu logotipo.
Os pontos de destaques são a coleta de dados, bem como e-mail e a visualização das respostas através de gráficos.

 

WhatsApp

Se as perguntas da sua pesquisa de mercado forem objetivas, você pode utilizar o WhatsApp. O aplicativo permite dinamicidade, já que o público de sua pesquisa responderia no momento mais confortável para ele, sendo através de mensagem de texto ou áudio.

 

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