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Como iniciar uma conversa com um lead

Você tem uma empresa e não sabe como potencializar suas vendas? É um vendedor iniciando sua carreira e quer descobrir como abordar um lead? Para isso, é preciso ter muita atenção, já que desde seu primeiro contato, é a imagem do negócio que está em jogo, além é claro, da oportunidade de compra. É esta oportunidade é o que chamamos de Lead.

Lead é oportunidade

Muitas pessoas confundem o termo como sinônimo de comprador. Esse erro semântico faz com que, em última instância, toda a experiencia de consumo seja tratada de maneira errada. Partindo-se do princípio de que o Lead é um interessado na sua marca e não um comprador, fica mais claro que um encantamento precisa entrar em prática para converter esse interesse em consumo. Desta forma, um primeiro contato de qualidade é imprescindível para que suas chances de venda se elevem. Para isso, é necessário primeiramente conhecer bem o seu cliente. Informações como quem ele é, sua localização e seu nicho de mercado, devem ser recolhidas de antemão pois é nelas que você vai basear seu primeiro contato. Durante a ligação, é muito importante demonstrar domínio sobre o assunto, e esses dados prévios permitem que uma pesquisa seja feita antes de realizar esse primeiro contato com o Lead.

Fazendo o contato

O passo seguinte é a forma de abordagem, que é uma etapa crítica do processo uma vez que uma abordagem mal feita pode fazer com que seu cliente perca o interesse, tenha desconfiança ou até mesmo desligue imediatamente. Para que situações assim não ocorram, é preciso que a curiosidade seja despertada de forma orgânica. O tom de voz usado também é um ponto chave pois ele, mais do que o conteúdo falado em si, reflete diretamente nas emoções presentes na conversa.

Um tom de voz enérgico, por exemplo, pode fazer com que um assunto totalmente desinteressante pareça a solução de ouro. Por outro lado, uma ideia bem embasada pode parecer um assunto arriscado se for dita com um tom inseguro. É válido também contar cases de sucesso e fracasso para demonstrar ao Lead os cenários que podem ocorrer caso a sua solução seja contratada ou não. Muitas pessoas se perdem nessas horas, portanto é preciso ter me mente que o case deve se adequar a realidade do cliente.

Aproximando a relação

Dependendo do tipo de funil de vendas do seu negócio, muitas reuniões podem ser feitas e o processo pode ser complexo, fazendo com que a relação com o cliente seja, muitas vezes, diária. Outro problema muito comum é a dificuldade de se conectar com todos os tomadores de decisão desse possível projeto. Tal fato pode fazer com que as informações não sejam repassadas da forma correta.

Abordagens como “Caso esteja tudo bem para o senhor, podemos usar o Whatsapp ou Telegram para facilitar a comunicação. O que acha?” ou até mesmo “O senhor possui algum sócio? Podemos marcar uma reunião com todos para apresentar melhor o projeto” são muito efetivas uma vez que permite chegar o mais próximo possível do Lead, sem que nada seja imposto, quebrando muitas barreiras de contato de uma única vez. Além disso, um leque de possibilidades se abre, possibilitando o envio de conteúdos relevantes para ele, campanhas em datas especiais etc.

Desenvolva a sua técnica!

Ao adquirir experiencia, muitas técnicas virão e você poderá descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil e faz sentido para o seu negócio. Então, com essas ideias em mente, será possível realizar um primeiro contato com o Lead de maneira cada vez mais eficiente. Sempre despertando seu interesse através de boas histórias e demonstrando seu conhecimento sobre o mercado. O resultado desse trabalho será a geração de soluções que se adequem ou até mesmo superem as expectativas do seu cliente, e esse será o seu melhor marketing.

Esses foram algumas dicas para ajudar sua empresa. Continue acompanhando as nossas redes sociais para aprender mais sobre como manter o seu empreendimento cada vez mais atualizado diante das inovações do mercado. Entre em contato com a gente, agende um diagnóstico gratuito e veja a melhor solução personalizada para o seu negócio.

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