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8 maneiras de aumentar vendas

Você tem uma meta de vendas e não consegue batê-la? Seu departamento comercial está se esforçando, mas não vê resultados positivos? Todo empreendedor que visa o crescimento da sua empresa já deve ter se preocupado com o andamento das suas vendas. Isso acontece porque os indicadores de vendas podem medir se a empresa está se tornando mais reconhecida no mercado. Por isso, é essencial entender algumas dicas de como aumentar vendas para alavancar o sucesso do seu negócio:

1 – Entenda o seu público-alvo e seu comportamento de compra

A primeira dica, essencial para aumentar vendas, é conhecer em profundidade o seu consumidor ideal e como ele se comporta. Uma boa maneira de fazer isso é investir na criação de buyer personas. Elas são representações semi-fictícias do cliente ideal para o seu negócio.

Através delas, é possível entender as tarefas cotidianas do seu cliente, suas dores e motivações de compra. Assim, seu produto ou serviço deverá oferecer características que colaborem para sanar suas necessidades e expectativas. Diversos fatores comportamentais, psicológicos e demográficos afetam a decisão de compra de um possível cliente. Por isso, é essencial entender todas as variáveis do comportamento do seu consumidor ideal, se seu objetivo é aumentar vendas.

Dessa forma, será possível mapear estratégias de comunicação que se adequem ao público-alvo, garantindo que sua marca chegue até ele de forma mais eficaz. Um exemplo relevante disso é o tom de voz utilizado pela marca para se comunicar com seus clientes. Se o público-alvo é composto por jovens universitários, a linguagem utilizada será diferente daquela que atrairia mulheres casadas com filhos.

2 – Elabore um planejamento de marketing realista

Um planejamento de marketing é essencial para toda empresa que visa aumentar vendas. Através dele, as estratégias serão traçadas e as metas de vendas definidas. No entanto, é muito comum que as empresas estipulem objetivos que não condizem com a realidade atual do negócio.

De forma a elaborar um planejamento realista, é preciso analisar o posicionamento da marca no mercado. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de mercado ou de análises dos concorrentes. Outro fator a se atentar, também, é em relação ao orçamento disponível para realizar as ações de marketing. O número de funcionários responsáveis por essa função também deve ser adequado e condizente com o planejamento.

3 – Busque aplicar estratégias de fidelização de clientes

Fidelizar clientes é uma das formas mais eficazes de aumentar vendas ou mantê-las sempre altas. Além disso, clientes fidelizados também podem vir a contribuir para a expansão da marca. Eles podem indicar sua empresa para amigos e familiares, gerando uma rede de possíveis clientes.

Algumas das estratégias utilizadas para a fidelização de clientes envolvem, principalmente, táticas relacionadas à preços. Por exemplo, a distribuição de um cartão fidelidade e a concessão de descontos são estratégias comuns.

4 – Garanta um bom serviço de atendimento ao cliente

Para garantir que o cliente se torne fidelizado, é essencial investir no serviço de atendimento ao cliente. Dessa forma, o consumidor permanecerá satisfeito mesmo após a compra. Isso pode ser feito através dos canais tradicionais, como e-mail e telefone específicos para atender às solicitações e/ou reclamações dos clientes, ou através das redes sociais.

Uma forma de otimizar o tempo do cliente e tornar a solução de seus problemas mais rápida é estabelecer parâmetros de atendimento ao cliente. Para isso, é necessário mapear as reclamações mais frequentes e planos de ação para solucioná-las. Assim, um treinamento aos funcionários responsáveis pelo SAC é essencial para manter altos os índices de satisfação do cliente e aumentar vendas através de indicações.

5 – Qualifique e motive seu time de vendas

Uma boa maneira de garantir que o departamento comercial da sua empresa esteja direcionando seus esforços para vendas é realizar estratégias de Endomarketing. Isto é, ações voltadas para o desempenho interno da empresa e a satisfação dos funcionários.

Algumas formas de fazer isso incluem a qualificação dos funcionários, através da oferta de cursos externos na área de vendas ou desenvolvimento pessoal. Por exemplo, treinamentos de prospecção de clientes e gestão de tempo são importantes para que a equipe mantenha-se sempre atualizada.

Além disso, formas de motivar a equipe a bater suas metas podem ser decisivas quando o assunto é produtividade. Por isso, busque criar estratégias para bonificar os funcionários que estejam se destacando em suas ações. Alguns exemplos são: o aumento do número de dias de folga ou a distribuição de vale-presentes de livrarias ou cinemas.

6 – Diferencie sua marca

Em tempos de crise, é essencial que o valor percebido pelo cliente em relação à sua marca seja bem claro. Assim, é importante garantir que o cliente enxergue os benefícios essenciais que seu produto ou serviço entrega. Com isso, é mais provável que ele continue priorizando comprar com você, mesmo diante de situações adversas como aumento de preços.

Para isso, sua empresa precisará se diferenciar no mercado, principalmente em relação aos concorrentes. Oferecimento de assistência especializada, serviços que agreguem valor ao produto ou possibilidade de descontos são algumas das maneiras de diferenciar-se.

7 – Aposte no marketing digital

Com a democratização da internet, hoje é possível que empresas de pequeno e médio porte realizem estratégias de marketing online. Dentre os diversos canais disponíveis, incluem-se o Google Adwords, os anúncios em redes sociais e o e-mail marketing.

Além da praticidade promovida por essas ferramentas, um fator relevante para aqueles que buscam alavancar suas vendas é a variedade de preços que essas ferramentas ofertam. No Facebook, por exemplo, é possível determinar um orçamento mínimo a ser investido em cada campanha. Esse orçamento é personalizável de acordo com alguns fatores, como o alcance buscado pela empresa, por exemplo.

O armazenamento de dados realizado pelas empresas gigantes da internet também é responsável pela possibilidade de segmentação dos anúncios online. Assim, é possível escolher o perfil demográfico que cada anúncio vai atingir. Dessa forma, a empresa garante que sua comunicação esteja sempre voltada para o público correto, aumentando as chances de realizar vendas.

8 – Certifique-se de manter um bom relacionamento entre o time de marketing e o time de vendas

O bom relacionamento entre o time de vendas e o de marketing está dentre os principais fatores que garantem o sucesso das estratégias de aumento de vendas. É essencial que eles estejam alinhados, de forma que ambos estejam cientes do andamento das ações um do outro. Dessa maneira, eles poderão atuar em colaboração para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Quando os dois departamentos não estão atuando em conjunto, é possível que alguns esforços não estejam gerando resultados. Por exemplo, quando a equipe de marketing realiza estratégias para a geração de leads e o time de vendas não está entrando em contato com eles, existe uma falha que pode ocasionar na perda de clientes.

 

E aí, gostou das dicas? Entre em contato com a gente e te ajudaremos a impulsionar suas vendas com nossos serviços personalizados.

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